Powered By Blogger

domingo, 8 de setembro de 2024

OBA! ESTIMULAÇÃO COGNITIVA

 

 1- Responda as seguintes perguntas:
O quinto mês do ano é _________.
Já passámos esse mês? ___________
Quantos dias faltam para o dia 13? ______________
Quantos dias faltam para sábado? _____________

 

 2- Indique em 30 segundos pelos menos
10 objetos que poderá encontrar numa
sala de estar:

 

 3- Circule no texto a baixo, todos os
adjectivos existentes:

“A idade não é a realidade salva no mundo
físico. A essência de um ser humano resiste ao
passar do tempo. As nossas vidas são eternas, o
que significa que os nossos espíritos continuam
a ser tão jovens e vigorosos como quando
éramos jovens.
Pensa no amor como um estado de graça... não
é um meio para nada, mas sim o alfa e o
ómega. Um fim em si mesmo.”

 

4-Escreva em baixo uma pequena história
onde inclua as palavras no quadro
apresentado: 

JESUS, SENHORA, RAINHA,
DEUS, ADORÁVEL, BRASIL,
QUERIDA, CARMO, MÃE,
IMACULADA, FÁTIMA, LUZ.

 FONTE: https://www.novamente.pt/wp-content/uploads/2020/10/caderno_estimulacao3-2-min.pdf

 O que as palavras abaixo tem em comum, em que elas são
semelhantes: (trabalhar o raciocínio)
Exemplo: Amarelo, vermelho, azul e marrom: são cores
laranja, pera, maça:______________________________________
rosa, cravo e jasmim:_____________________________________
Recife, Olinda, Paulista:___________________________________
leite, suco, água:_________________________________________
anel, pulseira, colar:______________________________________
geladeira, fogão, armário:_________________________________
pasta, caneta, birô:_______________________________________
A, B ,C: ________________________________________________
Obs: Com essa mesma atividade, você pode solicitar que
formem frases (escrevendo ou verbalizando) ou cada um conta uma
pequena história. (linguagem, raciocínio)


Classifique os seguintes números em pares ou ímpares: (cálculo e
atenção)
34, 19, 17, 58, 11, 20, 10, 05, 12, 85, 44, 79, 16, 99, 53, 66, 28, 14, 27, 33,
87, 78, 35, 06, 52, 96. 30, 83,47,64
Pares: __________________________________________________
Ímpares: ________________________________________________
Some todos os pares: ______________________________________
Some todos os ímpares:____________________________________
Ordene os números pares em ordem decrescente: ________________
_____________________________________________________
Ordene os números ímpares em ordem crescente: _______________
_______________________________________________________
Obs: em um mesmo enunciado, você tem três atividades
distintas e pode fazer a quarta atividade, a partir dos números criar
cálculos matemáticos com as quatros operações

 

 Escreva o nome de 10 (dez) coisas compridas e 10 (dez) coisas
líquidas que temos em nossa casa. (Não pode repetir as
palavras/atividade de raciocínio).
Compridas:
Líquidas:

 

 Com muita atenção e no tempo de um minuto, tente escrever a
maior quantidade de palavras: (o tempo marcado de um minuto é
para cada item)
• O que compramos na feira livre:
• O que guardamos na geladeira:
• Quais os objetos temos na cozinha:
• Quais os móveis temos na cozinha:

 

 

 


Vamos trabalhar com os meses do ano? Escreva ao lado o nome
do mês correspondente ao número:
• Mês 3: _____________ Mês 7: ___________________
• Mês 4: _____________ Mês 9: ___________________
• Mês 1: _____________ Mês 10: __________________
• Mês 12: ____________ Mês 5:____________________


Faça os cálculos abaixo, tente não usar calculadora.
12 + 54 =
17+32 =
33+ 52 =
16 – 11 =
48 - 17 =
63 – 53 =
14 x 4 =
23 x 7 =
35 x 9 =

 Quais os números que vêm antes ou depois (antecessor e
sucessor).
_____ 48 _____ ______265 ______ ____ 425 _______
______ 176 ______ ______312 ______ _____506 _______
_______666_______ _____773______ ____820 _______

 

 Quais os números que vêm antes ou depois (antecessor e
sucessor).
_____ 48 _____ ______265 ______ ____ 425 _______
______ 176 ______ ______312 ______ _____506 _______
_______666_______ _____773______ ____820 ________
Desenhe relógios que indiquem os horários abaixo:
• Quatro horas
• Duas horas
• Três e meia
• Quatro e meia
• Nove e quinze
• Oito e quarenta e cinco
• Meia noite e trinta

 

 

Vamos escrever um pouco sobre você?
a) Seu nome completo:
b) Qual a data do seu aniversário?
c) Onde você nasceu?
d) O que mais gosta de fazer no seu dia-a-dia?
e) O que menos gosta de fazer no seu dia-a-dia?
f) De todas as cores, qual a que você mais gosta?
g) O que mais gosta de comer?

 

 Resolva as questões matemáticas e responda as perguntas
abaixo:
2+ 2 = O dobro de dois é _________________
6+6 = Uma dúzia é igual a _______________
7+3 = Uma dezena é igual a __________________
3+3+3 = O triplo de três é ____________________
4+4+4 = O triplo de quatro é ________________

 FONTE: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://frente-ilpi.com.br/wp-content/uploads/2021/08/estimulacao-cognitiva.pdf&ved=2ahUKEwjm8NqZkayIAxVHhJUCHRAvCZEQFnoECCwQAQ&usg=AOvVaw3vLju5ZrarxvihjFH9iWlH


 


 

 

 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla