Mesmo um ligeiro aumento de temperatura no ambiente pode causar stress térmico nos mais idosos. Um estudo realizado pela Universidade de Harvard concluiu que, durante o verão, o aumento de temperatura em 1 grau Celsius ou 1.8 graus Fahrenheit pode aumentar a taxa de mortalidade em idosos que tenham algumas doenças crónicas.
Segundo a cientista da Universidade de Harvard Antonella Zanobetti, independentemente das ondas de calor no verão, a variação elevada da temperatura no dia a dia reduz a expectativa de vida. Essa variabilidade da temperatura pode ser prejudicial em pessoas com a saúde mais frágil.
O estudo concluiu que as pessoas geralmente adaptam-se às temperaturas da zona onde vivem, mesmo que os locais tenham temperaturas altas. O que é um risco para a saúde das pessoas mais velhas é a variação elevada da temperatura porque provoca mais stress no organismo.
O calor aumenta o risco de morte nas pessoas que sofrem das seguintes condições clínicas:
· Doença pulmonar crónica;
· Diabetes;
· Pessoas que já tiveram um ataque cardíaco;
· Pessoas com insuficiência cardíaca.
O estudo realizado pela Universidade de Harvard também verificou que a taxa de mortalidade era mais alta em pessoas com mais de 65 anos moradoras em áreas residenciais empobrecidas, e era mais baixa em cidades com mais áreas verdes.
Com o envelhecimento da população, e com a crescente prevalência de doenças crónicas cardiovasculares, as temperaturas altas no verão e a sua variação durante o dia tenderão a ser um problema de saúde pública no futuro.
Fonte: http://www.pnas.org/content/109/17/6608
Artigo “Os idosos correm maior risco de sofrer um golpe de calor” aqui: https://www.cuidador.pt/blogue/265-os-idosos-correm-maior-risco-de-sofrer-um-golpe-de-calor
Artigo “A desidratação é factor de risco acrescido para os mais velhos” aqui: https://www.cuidador.pt/blogue/50-a-desidratacao-e-um-factor-de-risco-acrescido-para-os-mais-velhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla