Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

OS 10 MANDAMENTOS DO HIPERTENSO

 

A passagem do sangue pelas artérias a caminho de todas as células do corpo provoca alguma pressão contra as paredes dos vasos sanguíneos, e essa pressão tem o nome de “tensão arterial”. Quando essa pressão tem valores excessivos (por razões genéticas, ambientais, ou de comportamento) estamos perante uma situação de hipertensão.

Segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia existem em Portugal, cerca de dois milhões de hipertensos. No entanto, deste número, apenas:

50% sabe que sofre desta doença;

25% está medicado;

11% tem a tensão efectivamente controlada.

A hipertensão Arterial é um importante fator de risco de doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral (AVC) e enfarte de miocárdio.


Os 10 Mandamentos do Hipertenso:

1)   Medir a tensão arterial pelo menos uma vez por ano. Muitos hipertensos não sabem que o são. Caso a pessoa seja obesa, diabética, fumadora ou com antecedentes familiares de doença cardiovascular, deve proceder a um controlo mais frequente.

2)    Manter o peso ideal, reduzir o consumo de álcool, não fumar, reduzir o consumo de sal, reduzir o consumo de alimentos com gorduras saturadas, e fazer exercício físico que não implique esforços excessivos (i.e. exercícios com pesos).

3)   Tomar os medicamentos que forem receitados. A medicação para a hipertensão arterial é para toda a vida. Quando se interrompe a tensão arterial volta a subir, por vezes abruptamente, e podem atingir valores muito elevados. 

4)   A causa mais frequente de hipertensão arterial - não controlada - é a do hipertenso que não toma regularmente os comprimidos. É importante a utilização constante dos fármacos e muitas vezes é necessário associar medicamentos para se conseguir o efeito desejado. Só o médico deve alterar as dosagens prescritas. 

5)   É vantajoso utilizar fármacos que se tomem uma só vez por dia para facilitar a adesão à terapêutica.

6)   Não esperar ter sempre os valores da tensão arterial iguais. A tensão arterial varia constantemente ao longo do dia e do ano. No verão é habitualmente mais baixa que no inverno.

7)   Na pessoa medicada, algumas subidas bruscas de tensão arterial podem ser devidas a crises de ansiedade. Tranquilizar e ajustar a terapêutica é fundamental. 

8)   Em certos casos de hipertensão ligeira, os valores da pressão arterial podem estar mais elevados na presença do médico (efeito "bata branca"). Existem outros fatores que podem causar subidas temporárias da tensão arterial: stress; fumar, frio, exercício; cafeína, e certos medicamentos.

9)   Na medição da tensão arterial em casa, siga as instruções do seu médico sobre quando e quantas vezes deve medir, e qual o monitor digital a utilizar. Valores da pressão arterial medidas em casa superiores a 130-135/85 mmHg são considerados elevados.

10)     Algumas pessoas doentes com mais de 80 anos devem manter a tensão arterial para níveis de sistólica (máxima)140 a 145 mm Hg. Também devem evitar descer a pressão sistólica para valores abaixo de 130 mm Hg e a diastólica (mínima) para valores inferiores a 65 mm Hg.




 

 By Fernando Delfim Braga e Couto de Azevedo







obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla 

https://www.cuidador.pt/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla