28.12.2019
Por que razão é que as mulheres são mais suscetíveis a terem a doença de Alzheimer?
A resposta a esta pergunta pode estar no resultado de uma experiência realizada recentemente que incluiu uma amostra de ratos a quem foi fornecida uma alimentação rica em gorduras prejudicais à saúde.
Os investigadores alimentaram durante dezoito semanas um grupo de ratos com uma dieta rica em gordura e outro grupo com uma dieta normal (grupo de controle).O resultado foi a (expectável) limitação do nascimento e crescimentos de novos neurónios (neurogénese).
A alimentação rica em gordura prejudicial à saúde provocou um aumento de peso e um nível alto de açúcar no sangue dos ratos, mas só as fêmeas é que tiveram a neurogénese alterada no hipocampo.
Verificou-se que as fêmeas tinham menos neurónios recém-nascidos e em desenvolvimento, enquanto que os ratos machos tinham a mesma quantidade de neurónios novos que os ratos do grupo de controle. Este estudo descobriu a particularidade de as fêmeas terem sido mais atingidas do que os machos na quebra da neurogénese.
É sabido que transtornos metabólicos como a obesidade e a diabetes tipo 2 (não controlada) estão associados ao risco acrescido de doenças cerebrais que vão desde a depressão ao Alzheimer.
O nascimento e desenvolvimento de novos neurónios na fase mais avançada da idade (a neurogénese adulta) especialmente no hipocampo pode ter uma relação direta com estas duas doenças. O hipocampo é uma área do cérebro que está relacionada com a memória e processos emocionais.
Esta constatação abre pistas a novas investigações e oferece informação adicional sobre por que é que as mulheres têm mais risco de deterioração cognitiva durante a doença de Alzheimer e a depressão.
Fonte:
Artigo sobre a NEUROGÉNESE E O ENVELHECIMENTO aqui: https://www.cuidador.pt/blogue/312-a-neurogenese-e-o-envelhecimento
By Fernando Delfim Braga e Couto de Azevedo
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.cuidador.pt/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla