Exercícios como a caminhada, ciclismo, natação, subir escadas ou realizar tarefas no domicílio podem garantir boa forma física, mas se a pessoa tiver uma idade mais avançada não evitam perda de massa/força muscular mesmo nos músculos que estão a ser utilizados.
Sarcopenia é o nome de uma condição que pode afetar as pessoas a partir da meia idade, e que resulta no declínio dos músculos esqueléticos. Caso não haja trabalho físico específico de prevenção, a pessoa vai perdendo a massa muscular e no seu lugar vai surgindo tecido adiposo e fibroso.
A sarcopenia pode ser considerada para os músculos o que a osteoporose é para os ossos. Ela é uma das causas mais importantes do declínio funcional e da perda de independência dos idosos. Esta condição pode afetar o bem-estar, prejudicar a capacidade de realizar as tarefas da vida diária, e também está associada a algumas doenças crónicas, aumento da resistência à insulina (diabetes), fadiga, e quedas.
O declínio na atividade física - situação comum nas pessoas mais velhas - é uma das razões, mas existem outros fatores tais como alterações hormonais, doenças crónicas, processos inflamatórios e má nutrição.
A boa notícia é que - em condições de envelhecimento fisiológico/primário - independentemente da idade e da forma física, é possível recuperar através de treino específico pelo menos parte da força e da massa muscular perdida.
O treino de recuperação ou manutenção da força/massa muscular não só torna a pessoa mais forte, como também pode aumentar a densidade óssea.
Quem tem hábitos sedentários deve começar este processo por uma consulta médica e ser acompanhado por um fisioterapeuta e um nutricionista/dietista. O aumento/manutenção de massa muscular também requer uma alimentação com nutrientes adequados, especialmente com o principal constituinte do tecido muscular saudável: a proteína.
Uma forma de ajudar a detetar a perda de massa muscular - e o risco de sarcopenia - é utilizar o seguinte questionário:
O resultado total varia de 0 a 10, e um resultado igual ou superior a 4 é preditivo de sarcopenia
Fontes:
https://www.nytimes.com/2018/09/03/well/live/preventing-muscle-loss-among-the-elderly.html
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.cuidador.pt/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla