O Défice Cognitivo Ligeiro (DCL) é um estádio intermédio entre as alterações cognitivas normais do envelhecimento, e a deterioração mais grave que é a demência.
A DCL pode implicar problemas com a memória, linguagem, pensamento e capacidade de julgamento. Não obstante, essas alterações não interferem significativamente nas atividades habituais de vida diária.
Quando uma pessoa tem um Défice Cognitivo Ligeiro, ela apercebe-se que as suas funções mentais estão afectadas, e as pessoas próximas também podem notar uma mudança.
É possível que a Défice Cognitivo Ligeiro aumente o risco de padecer de demência no futuro, mas algumas pessoas com DCL não pioram e outras melhoram com o tempo.
O cérebro, tal como acontece com o resto do corpo, passa por mudanças à medida que se envelhece. Pode acontecer durante o processo normal de envelhecimento uma redução gradual da memória, e com isso por vezes ser preciso algum tempo para se recordar uma palavra ou o nome de uma pessoa. Mas a preocupação consistente ou crescente sobre o desempenho mental pode sugerir um DCL.
Não existe uma única causa para a DCL, e os sintomas podem permanecer estáveis por anos, progredir para a demência, ou melhorar com o tempo. Podem ser indícios de Défice Cognitivo Ligeiro o esquecimento com mais frequência, perder a linha de pensamento numa conversa, ficar mais impulsivo, ter o sentido da realidade deteriorado, ou sentir-se cada vez mais incapacitado em tomar decisões
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.cuidador.pt/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla