Berna Almeida II
A disfagia é uma condição caracterizada pela dificuldade de engolir comida, bebidas e até mesmo saliva. Esse problema é percebido, com frequência, em idosos que sofreram um acidente vascular cerebral (AVC).
As consequências da disfagia pós-AVC podem ser bastante graves, incluindo desnutrição, desidratação e complicações pulmonares.
Neste texto, vamos explicar — de forma clara e fácil de entender — tudo sobre a disfagia pós-AVC. Vamos responder às principais dúvidas e deixar as informações acessíveis, para que você possa reconhecer o problema e saber o que fazer ao identificá-lo.
POR QUE AVC CAUSA DISFAGIA?
Um acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame, é uma condição que ocorre quando há interrupção no fluxo de sangue para uma área do cérebro.
Em função do AVC, o cérebro pode sofrer danos, resultando em sequelas. A disfagia é justamente uma dessas possíveis complicações.
Isso acontece porque o cérebro tem uma rede especial que controla como engolimos.
Se alguma parte desse sistema for prejudicada pelo derrame, a pessoa pode começar a ter dificuldade para engolir.
Em resumo, qualquer dano ao cérebro, nervos ou músculos que controlam a deglutição (ato de engolir) pode causar disfagia.
QUAIS SINTOMAS ESTÃO ASSOCIADOS À DISFAGIA PÓS-AVC?
Alguns indícios de disfagia — como sentir a comida presa na garganta ou perceber aquela tosse sempre depois que engole — são fáceis de reconhecer. No entanto, existem outros que não são tão óbvios.
Portanto, além de observar a dificuldade de engolir, fique atento aos seguintes sintomas:
- Dor ao engolir;
- Escape de alimentos pelo nariz;
- Incapacidade de controlar a saliva na boca;
- Pigarro depois de engolir;
- Perceber a voz molhada após engolir;
- Tosse ao engolir alimentos ou líquidos;
- Perda de peso sem motivo aparente;
- Pneumonia ou infecções respiratórias recorrentes (pois parte da comida ou da saliva pode estar indo parar nos pulmões).
Além disso, em termos de comportamento, a pessoa pode ficar com medo de comer e também passar a evitar situações de convívio envolvendo refeições — jantares em família, por exemplo — devido aos inconvenientes da disfagia.
FONTE:
https://www.facebook.com/groups/mentesedemencias/
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla