OMS
VISÃO GERAL
A cessação do consumo de tabaco, a redução do sal na dieta, o consumo de mais fruta e vegetais, a actividade física regular e a prevenção do consumo nocivo de álcool demonstraram reduzir o risco de doenças cardiovasculares. As políticas de saúde que criam ambientes propícios para tornar escolhas saudáveis acessíveis e disponíveis são essenciais para motivar as pessoas a adoptarem e manterem comportamentos saudáveis.
Identificar as pessoas com maior risco de DCV e garantir que recebem tratamento adequado pode prevenir mortes prematuras. O acesso a medicamentos para doenças não transmissíveis e a tecnologias básicas de saúde em todas as unidades de cuidados de saúde primários é essencial para garantir que as pessoas necessitadas recebam tratamento e aconselhamento.
Ataque cardíaco e acidente vascular cerebral
Freqüentemente, não há sintomas da doença subjacente dos vasos sanguíneos. Um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral pode ser o primeiro sinal de doença subjacente. Os sintomas de um ataque cardíaco incluem:
- dor ou desconforto no centro do peito; e/ou
- dor ou desconforto nos braços, ombro esquerdo, cotovelos, mandíbula ou costas.
Além disso, a pessoa pode sentir dificuldade em respirar ou falta de ar; náusea ou vômito; tontura ou desmaio; suor frio; e ficando pálido. As mulheres têm maior probabilidade do que os homens de ter falta de ar, náuseas, vómitos e dores nas costas ou no maxilar.
O sintoma mais comum de um acidente vascular cerebral é fraqueza súbita da face, braço ou perna, geralmente em um lado do corpo. Outros sintomas incluem início repentino de:
- dormência na face, braço ou perna, especialmente em um lado do corpo;
- confusão, dificuldade para falar ou compreender a fala;
- dificuldade em enxergar com um ou ambos os olhos;
- dificuldade para caminhar, tontura e/ou perda de equilíbrio ou coordenação;
- dor de cabeça intensa sem causa conhecida; e/ou
- desmaio ou inconsciência.
Pessoas que apresentam esses sintomas devem procurar atendimento médico imediatamente.
Doença cardíaca reumática
Os sintomas da doença cardíaca reumática incluem: falta de ar, fadiga, batimentos cardíacos irregulares, dor no peito e desmaios. Os sintomas da febre reumática (que pode causar doença cardíaca reumática se não for tratada) incluem: febre, dor e inchaço nas articulações, náuseas, cólicas estomacais e vômitos.
TRATAMENTO
A OMS apoia os governos na prevenção, gestão e monitorização das DCV, através do desenvolvimento de estratégias globais para reduzir a incidência, a morbilidade e a mortalidade destas doenças. Estas estratégias incluem a redução dos factores de risco, o desenvolvimento de padrões de cuidados, o reforço da capacidade do sistema de saúde para cuidar de pacientes com DCV e a monitorização de padrões e tendências de doenças para informar as acções nacionais e globais.
Os fatores de risco para DCV incluem comportamentos como uso de tabaco, alimentação pouco saudável, uso nocivo de álcool e atividade física inadequada. Incluem também factores fisiológicos, incluindo pressão arterial elevada (hipertensão), colesterol elevado e níveis elevados de açúcar ou glicose no sangue, que estão ligados a determinantes e factores sociais subjacentes, como o envelhecimento, o rendimento e a urbanização.
FONTE :https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/hypertension
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla