Powered By Blogger

domingo, 26 de maio de 2024

Doenças cardiovasculares: evitando ataques cardíacos e derrames: Perguntas e respostas

 13 de setembro de 2015 |

OMS

 Perguntas e respostas



O QUE POSSO FAZER PARA EVITAR UM ATAQUE CARDÍACO OU UM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL?

A OMS estima que mais de 17,5 milhões de pessoas morreram de doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, em 2012. Contrariamente à crença popular, mais de 3 em cada 4 destas mortes ocorreram em países de baixo e médio rendimento, e homens e mulheres foram igualmente afetados.

A boa notícia, porém, é que 80% dos ataques cardíacos e derrames prematuros são evitáveis. Dieta saudável, atividade física regular e não consumo de produtos de tabaco são as chaves para a prevenção. Verificar e controlar os fatores de risco para doenças cardíacas e derrames, como pressão alta, colesterol alto e açúcar elevado no sangue ou diabetes, também é muito importante.

Faça uma dieta saudável: Uma dieta balanceada é crucial para um coração e um sistema circulatório saudáveis. Isto deve incluir muitas frutas e vegetais, grãos integrais, carne magra, peixe e leguminosas com ingestão restrita de sal, açúcar e gordura. O álcool também deve ser usado com moderação.

Pratique atividade física regular: Pelo menos 30 minutos de atividade física regular todos os dias ajudam a manter a aptidão cardiovascular; pelo menos 60 minutos na maioria dos dias da semana ajuda a manter um peso saudável.

Evite o uso de tabaco: O tabaco em todas as suas formas é muito prejudicial à saúde – cigarros, charutos, cachimbos ou tabaco para mastigar. A exposição ao fumo passivo do tabaco também é perigosa. O risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral começa a diminuir imediatamente após uma pessoa parar de usar produtos de tabaco e pode cair até metade após 1 ano.

Verifique e controle o seu risco cardiovascular global: Um aspecto importante da prevenção de ataques cardíacos e AVC é fornecer tratamento e aconselhamento a indivíduos de alto risco (aqueles com um risco cardiovascular de 10 anos igual ou superior a 30%) e reduzir o seu risco cardiovascular. Um profissional de saúde pode estimar o seu risco cardiovascular utilizando gráficos de risco simples e fornecer o aconselhamento adequado para gerir os seus factores de risco.

  • Conheça a sua pressão arterial: A hipertensão geralmente não apresenta sintomas, mas é uma das maiores causas de acidente vascular cerebral repentino ou ataque cardíaco. Verifique sua pressão arterial e saiba seus números. Se estiver alta, você precisará mudar seu estilo de vida para incorporar uma dieta saudável com menor ingestão de sal e aumentar a atividade física, podendo precisar de medicamentos para controlar a pressão arterial.

  • Conheça os lipídios do sangue: O colesterol elevado no sangue e os lipídios sanguíneos anormais aumentam o risco de ataques cardíacos e derrames. O colesterol no sangue precisa ser controlado através de uma dieta saudável e, se necessário, de medicamentos apropriados.

  • Conheça o seu açúcar no sangue: O aumento da glicemia (diabetes) aumenta o risco de ataques cardíacos e derrames. Se você tem diabetes, é muito importante controlar a pressão arterial e o açúcar no sangue para minimizar o risco.




















FONTE :https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/hypertension

 

 


 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla