Washington D.C., 25 de maio de 2023 (OPAS) – Profissionais de saúde, pesquisadores, funcionários, órgãos públicos e organizações da sociedade civil do Brasil, Colômbia, México, Panamá e Uruguai foram homenageados com prêmios do Dia Mundial Sem Tabaco 2023, promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A cada ano, a OMS homenageia pessoas ou organizações que contribuíram notavelmente para o avanço das políticas e medidas incluídas na Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da OMS (FCTC) em cada uma de suas seis regiões. Os vencedores são escolhidos a partir de indicações enviadas após uma chamada pública mundial e no máximo seis prêmios são concedidos por região, dois dos quais podem receber reconhecimento especial.
Reina Roa, do Panamá, recebeu o Prêmio de Reconhecimento Especial do diretor-geral da OMS por seus 20 anos de trabalho dedicados à erradicação do tabagismo. Roa é responsável pelo controle do tabaco no Ministério da Saúde do Panamá e é vice-presidenta da Mesa de Reunião das Partes do Protocolo para a Eliminação do Comércio Ilícito de Produtos do Tabaco, representando as Américas. A médica desempenhou um papel fundamental na ratificação da FCTC pelo Panamá, o segundo país das Américas a atingir esse marco.
As ações empenhadas por Roa também contribuíram para reduzir a taxa de prevalência do tabagismo entre maiores de 15 anos no Panamá para 5,1% em 2020, a mais baixa da região. A médica panamenha receberá o reconhecimento neste 27 de maio em Genebra, Suíça, durante a Assembleia Mundial da Saúde.
A ACT Promoção da Saúde e o Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (CETAB), da Fundação Oswaldo Cruz, no Brasil, receberam um prêmio conjunto por terem contribuído significativamente para as conquistas no controle do tabaco no Brasil e para a compreensão do impacto socioambiental do cultivo e produção de tabaco.
Blanca Llorente Carreño e Luz Reynales Shigematsu, da Colômbia e do México, respectivamente, receberam um prêmio conjunto em reconhecimento às contribuições de longo prazo para a pesquisa e defesa do controle do tabaco em seus países, na região e além. Llorente, professora universitária e diretora de Pesquisa da Fundación Anáas, desempenhou um papel fundamental na promoção da agenda tributária do tabaco na Colômbia e na América Latina. Por sua vez, Reynales, que é chefe do Departamento de Controle e Prevenção do Tabaco do Instituto Nacional de Saúde Pública do México, coordenou o curso de verão da instituição sobre controle do tabaco por mais de 10 anos, treinando muitos latino-americanos defensores, pesquisadores e tomadores de decisão, entre outras ações.
As organizações mexicanas Salud Justa Mx, Polithink, Coalición México Salud-Hable, Códice SC (Comunicación, Diálogo y Conciencia SC) e Refleacciona con Responsabilidad AC receberam um prêmio conjunto por seus esforços incansáveis e perseverança por mais de uma década defendendo a implementação de medidas efetivas de controle do tabaco em seu país, de acordo com a FCTC. O México é o 24º Estado Membro da OPAS a ter locais públicos, de trabalho e transporte público 100% livres do tabaco; e o nono a proibir totalmente a publicidade, promoção e patrocínio do tabaco.
O Centro de Pesquisa para a Epidemia do Tabagismo (CIET) do Uruguai e a Sociedade Uruguaia de Tabacologia (SUT) foram reconhecidos com um prêmio conjunto por proteger a aplicação de embalagens neutras para produtos de tabaco em seu país, política adotada em 2019. Em 2022, após um decreto que enfraqueceu essa medida, ambas as organizações se coordenaram com parceiros regionais para alertar sobre o potencial risco de debilitar a regulamentação de embalagens neutras. A SUT ajuizou ação de amparo pedindo a suspensão do decreto e, mais recentemente, exigiu sua anulação.
O tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano no mundo, um milhão delas nas Américas. O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado pelos Estados Membros da OMS em 1987 e é comemorado em 31 de maio. Seu objetivo é conscientizar sobre os malefícios do uso do tabaco e da exposição à sua fumaça.
O tema do Dia Mundial Sem Tabaco 2023 é Cultivemos alimentos, não tabaco. A campanha pretende incentivar governos a acabar com os subsídios ao cultivo do tabaco e usar os recursos economizados para ajudar os agricultores a mudar para culturas mais sustentáveis, que melhorem a segurança alimentar e nutricional da população mundial.
FONTE:
https://www.paho.org/pt/noticias/25-5-2023-oms-premia-medicas-e-organizacoes-cinco-paises-latino-americanos-por-suas
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla