Sobre o Sistema Nervoso Central
O cérebro é responsável pelo controle de todas as partes do organismo, com o qual é interligado através da medula espinhal. Ele governa os movimentos, as emoções, a memória, os sentidos e as atividades involuntárias, como as funções dos outros órgãos. A medula espinhal funciona como uma extensão e por ela transitam as informações ou mensagens que o cérebro troca com o restante do organismo. Por causa desta intercomunicação constante, todos somos capazes de realizar várias atividades e sentir várias emoções ao mesmo tempo sem ter que pensar em fazer nosso coração bater ou nossos pulmões respirarem.
As várias regiões cerebrais controlam funções específicas. Dessa maneira, tumores em localizações diferentes gerarão sintomas diferentes. Para que você possa entender melhor o que acontece com uma criança ou adolescente com um tumor cerebral, apresentamos algumas noções sobre o sistema nervoso central.
O cérebro e a medula espinhal constituem o que chamamos de sistema nervoso central (SNC). A rede de nervos que conecta o SNC aos braços, pernas, olhos, orelhas e outros órgão recebe a denominação de sistema nervoso periférico (SNP). As atividades que são realizadas sem que tenhamos consciência delas, como regulação da pressão arterial, batimentos cardíacos ou movimentos respiratórios, são controladas pelo sistema nervoso autônomo.
Sobre o Tumor Cerebral
As células do organismo se mantêm em constante equilíbrio. Em um certo momento, por motivos desconhecidos, este equilíbrio é rompido e uma célula se modifica. Passa, então, a se multiplicar de maneira incontrolável e forma uma massa. A essa massa dá-se o nome de tumor ou neoplasia. Ela pode ser benigna, quando, de forma grosseira, possui limites definidos, não invade tecidos circunvizinhos e não se espalha para outras partes do corpo. As formas malignas, por outro lado, são invasivas e podem se espalhar gerando o que chamamos de metástases. O câncer é um tumor maligno.
Em sua maioria, os tumores cerebrais de crianças e adolescentes são primários, ou seja, têm origem no próprio tecido nervoso e raramente originam metástases para outros tecidos. O quadro clínico e cirúrgico desses tumores é especial, já que eles se desenvolvem no interior de estruturas nobres, delicadas, protegidas por estruturas ósseas e com espaço limitado para expansão.
O acesso aos tumores cerebrais é, em geral, difícil e sua retirada completa nem sempre é possível. Em outras partes do corpo, certa área de tecido normal que circunda o tumor também é retirada, para que se aumentem as chances de as células tumorais terem sido totalmente removidas. É o que se chama de margem de segurança. No tecido cerebral, entretanto, não se pode fazer isso sem um prejuízo grande para o paciente, uma vez que as células nervosas são insubstituíveis e exercem funções específicas. Em certos casos, porém, é preciso avaliar com cuidado. Uma cirurgia mais ampla pode ser fundamental para a cura do paciente. Nesses momentos, contamos com a plasticidade do tecido cerebral para que os danos sejam minimizados.
Diagnóstico do Tumor Cerebral
A existência de um tumor cerebral deve ser suspeitada quando há sintomas provocados pela compressão de alguma estrutura. Observa-se compressão pela massa tumoral ou pelo acúmulo de líquor céfalo-raquidiano, quando o tumor bloqueia sua drenagem (hidrocefalia). Seus sintomas incluem dores de cabeça, especialmente pela manhã, combinadas a vômito e náusea; falta de coordenação; tonturas; fraqueza e, em crianças pequenas, aumento do volume da caixa craniana. Pode-se observar, também, alterações visuais, fraqueza em algum membro, dificuldades na fala ou no equilíbrio. Crises convulsivas também podem ser a primeira manifestação de um tumor.
Para que o diagnóstico preciso seja feito, o médico tem de lançar mão de alguns exames complementares. Os exames comumente utilizados são a tomografia computadorizada (CT) e a ressonância magnética (MRI). Tais exames não são invasivos e podem exigir uma injeção intravenosa de contraste para facilitar a visualização de alterações cerebrais. A localização da massa, suas características radiológicas e a idade do (a) paciente podem sugerir o tipo de tumor. A definição exata, porém, será feita por meio do exame anátomo-patológico, que consiste na análise dos tipos celulares encontrados. Essa análise será feita após a retirada total ou parcial da massa tumoral e é de grande importância para o tratamento, já que diferentes tipos de tumor cerebral exigem terapêuticas distintas.
Conheça os principais sintomas em:
Tumor Cerebral em Bebês
Tumor Cerebral em Bebês
O aumento da circunferência da cabeça acima da curva normal de crescimento e o abaulamento da fontanela ou moleira, são sinais de que há alguma obstrução do líquido que circula no cérebro, em geral, causada por tumor.
Quando o bebe mantem os olhos voltados para baixo, conhecido como “olhar do sol poente”, deve ser investigado imediatamente para a presença de hidrocefalia (acúmulo de líquido na cabeça) e suas causas.
Outro sinal que chama a atenção e pode estar ligado a um tumor cerebral na criança menor de um ano é o opistótono: quando a criança deitada fica na posição de arco, apoiada na parte posterior da cabeça e nos calcanhares, com aumento da tensão das pernas e do tronco.
A cefaleia na criança pequena na maioria das vezes vai se apresentar como irritabilidade, choro persistente.
Epelman S. Tumores de Sistema Nervoso Central. In: Melaragno R, de Camargo B. Oncologia Pediátrica – Diagnóstico e Tratamento. Atheneu. 2013; 237-46.
https://youtu.be/hVJBlh6CjDc
Aumento do perímetro cefálico
Todos os bebês têm o tamanho de sua cabeça medido ao nascer e na verificação rotineira de 6 semanas
Essas medidas costumam ser acompanhadas pelo pediatra do seu filho e devem estar anotadas em uma caderneta
Uma circunferência da cabeça que aumenta rapidamente pode ser causada por uma doença grave, incluindo um tumor cerebral
É importante notar que todas as cabeças dos bebês crescerão, geralmente de acordo com sua altura e peso
Qualquer bebê ou criança com menos de dois anos de idade que tenha uma circunferência crescente da cabeça, numa proporção anormal em comparação com sua altura e peso, requer uma avaliação para determinar a causa. A circunferência da cabeça deve ser medida e analisada através de um gráfico de crescimento, para então ser comparada com as medidas anteriores.
Posição anormal da cabeça, como pescoço torto, inclinação da cabeça ou pescoço rígido (torcicolo)
Os tumores cerebrais na parte de trás da cabeça podem causar:
Pescoço rígido
Inclinação: a criança sustenta a cabeça ou o pescoço de forma estranha, em uma posição torcida ou incomum
A criança tem dificuldade de virar a cabeça
Qualquer bebê com problemas no pescoço deve ser visto por um médico. Se seu bebê tiver mais de três anos de idade, você também deve marcar um exame oftalmológico.
Ataques ou convulsões (sem febre)
As convulsões podem ser causadas por inúmeros fatores e a maioria das convulsões não se deve a um tumor cerebral
As convulsões que ocorrem pela primeira vez devem ser vistas como um sintoma potencialmente grave, e requerem uma investigação mais profunda de sua causa
Pode ser um breve momento de “ausência”, em que a pessoa parece desconectada do que ocorre à sua volta; ou o tremor de um membro, como mão, braço ou perna. O bebê ou criança pequena pode ou não ficar inconsciente
Se uma criança nessa faixa etária tiver um ataque epilético ou uma convulsão, procure ajuda médica. Eles podem ser devidos a uma doença grave e a criança deve ser examinada o mais rápido possível por um médico.
Algumas crianças pequenas os apresentam junto com febre (ataque febril). Esses episódios em geral não são devidos a doenças graves – pode se tratar de uma infecção viral leve. No entanto, é sempre importante que qualquer criança com um ataque febril seja examinada por um médico o quanto antes.
Alteração do desenvolvimento motor
A maior parte das crianças com alteração do desenvolvimento motor associada a um tumor cerebral terá outros sintomas ou sinais – esses devem ser investigados cuidadosamente.
Quando mudanças de comportamento estão associadas a um tumor cerebral
Ocorram persistentemente – rotineiramente ao longo de dias ou semanas
Ocorrem em todos os ambientes: em casa, no berçário, no recreio, em passeios ou visitas externas
As alterações de comportamento mais comuns causadas por tumores
cerebrais nesta faixa etária são a regressão do desenvolvimento motor e
a letargia, ou seja, cansaço severo e níveis de energia reduzidos.
Os sinais de letargia incluem:
Sonolência
Redução nos níveis de atividade, passando a descansar a maior parte do tempo
Falta de entusiasmo ou desejo de participar de atividades que já havia desfrutado anteriormente
Manifestação de cansaço e fadiga mais rápida do que costumava apresentar
Problemas de equilíbrio / coordenação / caminhada
As crianças desenvolvem habilidades de movimento, também conhecidas como habilidades motoras (por exemplo, sentar, andar, correr), em ritmos diferentes, e é comum perceber uma variação na idade na qual as crianças desenvolvem estas habilidades
Uma perda das habilidades motoras anteriormente mantidas (regressão motora) ou uma redução nas habilidades motoras pode ser causada por uma doença grave, incluindo um tumor cerebral
Os tumores cerebrais podem inicialmente causar mudanças sutis nas habilidades motoras, tais como uma alteração na preferência das mãos ou pés, ou perda de capacidades já aprendidas como, por exemplo, a prática com jogos de computador e com a caligrafia
Estrabismo, movimentos anormais ou paralisia dos olhos
As anormalidades visuais são comuns em bebês e crianças pequenas – a maioria não é causada por um tumor cerebral
A anormalidade visual mais comum em bebês e crianças pequenas é, num
piscar de olhos, os dois olhos não olharem na mesma direção. O
estrabismo muito raramente é causado por um tumor cerebral, mas requer
uma avaliação por um médico oftalmologista, especialista em visão,
quando observado pela primeira vez
A aparência ou movimentos anormais dos olhos são sintomas importantes a
serem observados- por exemplo, se um olho está inchado, ou se os olhos
parecem trêmulos ou flácidos
Ao procurar sinais de um tumor cerebral em bebês e crianças pequenas, você também deve estar ciente da suspeita de perda de visão.
Várias mudanças de comportamento do bebê e da criança pequena podem indicar perda de visão, como por exemplo:
Redução da percepção de pessoas ou brinquedos à sua volta
Redução da capacidade de focalizar as pessoas e/ou de seguir objetos em movimento com os olhos
Aumento do número de tropeços ou esbarrões nas coisas à medida em que se movem
Ficar muito pegado aos pais em ambientes desconhecidos
Sentar-se muito perto para assistir à TV
Relatos de professores ou cuidadores quanto a sinais que envolvam a visão, como perda da capacidade de leitura e outros, também podem ajudar.
Vômito persistente / recorrente
A náusea e o vômito são muito comuns em bebês e crianças pequenas.
Geralmente são causados por doenças menores como, no caso da náusea, por
desidratação, e no caso do vômito, pelo refluxo do bebê. A maior parte
dos bebês e crianças pequenas com náusea e vômitos não têm um tumor
cerebral.
Já a maioria dos bebês e crianças pequenas com náusea e vômito devido a um tumor cerebral terá outros sintomas ou sinais.
Bebês e crianças pequenas com vômitos persistentes requerem uma avaliação para determinar a causa.
Quando a náusea e o vômito estão associados a um tumor cerebral:
Geralmente são persistentes, ocorrendo na maioria dos dias
Podem acordar o bebê ou a criança pequena, ou ocorrer especialmente quando acordam
Não são acompanhados de diarreia ou de temperatura alta
Geralmente serão acompanhados por uma dor de cabeça
Nesta faixa etária, algumas crianças pequenas não são capazes de descrever como se sentem. Portanto, talvez seja necessário procurar sinais que denotem a náusea – por exemplo, a aversão à comida ou o ato de colocar as mãos na região do abdome. Se estiver preocupado (a) com os sintomas de seu bebê ou criança pequena, procure um oncologista pediatra ou neuropediatra.
Fonte: Favati, Claudia C.: “Orientação para Pais de Pacientes
com Tumor Cerebral”, Associação para Clientes e Adolescentes com Câncer
TUCCA.
FONTE:https://tucca.org.br/tumor-cerebral-em-bebes/
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla