Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Câncer de Cabeça e Pescoço: Câncer de Laringe e Hipofaringe -Prevenção do : Fatores de Risco para

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 03/05/2015 - Data de atualização: 06/02/2018

Fatores de Risco para Câncer de Laringe e Hipofaringe


Um fator de risco é algo que afeta sua chance de contrair uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco. Alguns como fumar, por exemplo, podem ser controlados; no entanto outros não, por exemplo, idade e histórico familiar. Embora os fatores de risco possam influenciar o desenvolvimento do câncer, a maioria não causa diretamente a doença. Algumas pessoas com vários fatores de risco nunca desenvolverão um câncer, enquanto outros, sem fatores de risco conhecidos poderão fazê-lo.

Ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter a doença. Muitas pessoas que contraem a doença podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido. Se uma pessoa com câncer de laringe tem algum fator de risco, muitas vezes é muito difícil saber o quanto esse fator pode ter contribuído para o desenvolvimento da doença.

Fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer de laringe e hipofaringe: 

  • Tabagismo e Alcoolismo. O tabagismo é o fator de risco mais importante para o câncer de cabeça e pescoço, incluindo o câncer de laringe e hipofaringe. Este risco é muito maior em fumantes do que em não fumantes. O consumo de álcool também aumenta o risco de câncer de laringe, sendo maior nas pessoas que bebem mais. As que associam o consumo de fumo e álcool em excesso, multiplicam o risco em relação às pessoas que não fumam ou bebem.

  • Nutrição. Uma má nutrição pode aumentar o risco das pessoas contraírem câncer de laringe ou hipofaringe. Deficiências vitamínicas ocorrem frequentemente em pessoas que abusam do álcool e pode ser parcialmente responsáveis pelo aumento do risco destes cânceres.

  • Infecção pelo Vírus do HPV. Alguns tipos do vírus do papiloma humano podem causar câncer do colo do útero, vagina, ânus, vulva ou pênis, mas em alguns casos pode ser um fator de risco para câncer na garganta, câncer de amígdalas e câncer da hipofaringe.

  • Síndromes Genéticas. Algumas síndromes, como a anemia de Fanconi e adisceratose congênita, causadas por mutações hereditárias em determinados genes têm um risco elevado de desenvolver o câncer de boca e garganta.

  • Exposição Ocupacional. Longas e intensas exposições ao pó de madeira, e determinados produtos químicos utilizados na metalurgia, petróleo, plásticos e indústrias têxteis, além do amianto, podem aumentar o risco de câncer de laringe e hipofaringe.

  • Gênero. O câncer de laringe e hipofaringe é cerca de 4 vezes mais comum em homens do que mulheres. Isto pode ser devido a que os principais fatores de risco, como tabagismo e alcoolismo são mais comuns em homens. Entretanto, como o consumo de álcool e tabaco tornaram-se mais frequentes entre as mulheres, os riscos para esses tipos de câncer também têm aumentado.

  • Idade. O câncer de laringe e hipofaringe geralmente levam muitos anos para se desenvolver então eles não são comuns em pessoas jovens. Mais da metade dos pacientes com esses tipos de câncer têm mais de 65 anos.

  • Raça. O câncer de laringe e hipofaringe é mais frequente entre pessoas de raça negra do que em brancos, asiáticos e latinos.

  • Refluxo Gastroesofágico. Quando o ácido estomacal retorna para o esôfago é denominado refluxo gastroesofágico. Ele pode causar azia e aumentar a chance de câncer de esôfago. Estudos recentes mostraram que também aumenta o risco de câncer de laringe e hipofaringe.

Fonte: American Cancer Society (27/11/2017)

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/fatores-de-risco-para-cancer-de-laringe-e-hipofaringe/7535/890/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla