Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Tratamentos do Câncer de Cabeça e Pescoço: Câncer de Boca e Orofaringe : Vivendo com o

Vivendo com o Câncer de Boca e Orofaringe

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 11/04/2015 - Data de atualização: 07/12/2017





Para alguns pacientes com câncer de boca ou orofaringe, o tratamento pode remover ou destruir o câncer, mas chegar ao fim do tratamento pode ser um tanto estressante. Ao mesmo tempo em que o paciente se sente aliviado com o término do tratamento, fica a preocupação de uma recidiva ou metástase. Este é um sentimento muito comum para a maioria dos pacientes que tiveram um câncer de boca ou orofaringe.

Pode demorar algum tempo até diminuir as incertezas e medos. Mas ajuda saber que muitos pacientes com câncer de boca ou orofaringe, hoje já aprenderam a viver com esta incerteza e estão vivendo uma vida plena.

Em outros pacientes, o câncer pode nunca desaparecer completamente. Esses pacientes manterão tratamentos regulares com quimioterapia, radioterapia ou outras terapias para tentar ajudar a manter a doença sob controle. 

Cuidados no Acompanhamento

Quando o tratamento termina, os médicos irão acompanhá-lo de perto por alguns anos. Por isso é muito importante comparecer a todas as consultas de seguimento. Nestas consultas o médico sempre o examinará, conversará com você sobre qualquer sintoma que tenha apresentado, poderá pedir alguns exames de laboratório ou de imagens para acompanhamento e reestadiamento da doença.

Fonoaudiologia e Terapia de Deglutição

O câncer de boca ou garganta e seus tratamentos muitas vezes podem provocar problemas como, por exemplo, dificuldade para engolir, perda ou alteração do paladar, boca seca, ou mesmo a perda de dentes. Isso pode levar o paciente a se alimentar mal pela própria dificuldade de engolir, levando à perda de peso e fraqueza, devido à má nutrição.

Alguns pacientes podem precisar modificar sua alimentação durante e após o tratamento. Alguns podem mesmo precisar de uma sonda de alimentação, que é colocada no estômago durante um curto período de tempo após o tratamento. Uma equipe de médicos e nutricionistas pode acompanhar prescrevendo suplementos nutricionais e orientando sobre suas necessidades nutricionais individuais. 

O câncer de boca ou orofaringe e seus tratamentos podem também afetar a fala do paciente. Neste caso, você vai precisar de um acompanhamento de um fonoaudiólogo para orientá-lo quanto aos problemas com a fala e deglutição.

Consultando Outro Médico

Eventualmente em algum momento após o diagnóstico e tratamento do câncer de boca e orofaringe, você pode consultar outro médico, que desconheça totalmente seu histórico clínico. É importante que você seja capaz de informar ao novo médico os detalhes do diagnóstico e do tratamento. Verifique se você tem a seu alcance, informações como:


  • Cópia do laudo de patologia e de qualquer biópsia ou cirurgia.
  • Cópia do relatório de alta hospitalar.
  • Cópia do relatório do tratamento radioterápico.
  • Cópia do relatório quimioterápico, incluindo medicamentos utilizados, doses, e tempo do tratamento.
  • Exames de imagem.


O médico pode querer manter cópias dessas informações, não se esqueça de sempre manter cópias de tudo com você!

Fonte: American Cancer Society (08/08/2016)


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/vivendo-com-o-cancer/764/175/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla