Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Tratamentos do Câncer de Cabeça e Pescoço: Câncer de Boca e Orofaringe - Detecção Precoce do

Detecção Precoce do Câncer de Boca e Orofaringe

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 11/04/2015 - Data de atualização: 07/12/2017





Muitos pré-cânceres e cânceres de boca e orofaringe são encontrados precocemente, pelo dentista, durante exames de rotina.

Alguns cânceres iniciais provocam sintomas que levam o paciente a procurar atendimento médico ou odontológico. Infelizmente, alguns tipos de câncer podem não provocar quaisquer sintomas até que se encontrem em estágios avançados da doença, ou podem, ainda, provocar sintomas semelhantes, como por exemplo, a uma dor de dente. Alguns dentistas recomendam o auto exame da boca, mensalmente, diante de um espelho para verificar se existe qualquer área anormal.

Alguns dentistas ao realizarem o exame clínico da boca e da garganta utilizam corantes especiais e/ou luzes para procurar por áreas anormais, especialmente em pacientes com maior risco desses tipos de câncer. Se uma área anormal for marcada pelo corante, outras técnicas podem ser realizados para determinar se pode ser câncer (ou não), inclusive com a coleta de amostras para uma biópsia:


  • Teste com o corante azul de toluidina. A área anormal (se existir) ficará azul.
  • Teste com laser. A luz é refletida de um tecido anormal, é diferente da luz refletida pelo tecido normal.
  • Outra técnica utiliza uma luz polarizada para visualizar a área da boca após ser lavada com uma solução de ácido acético que se degrada com a ação da luz.
  • Se uma área anormal é encontrada, pode ser realizada citologia esfoliativa para avaliação. Nesta técnica, a lesão é raspada com uma escova e as células da amostra retiradas são enviadas para análise histopatológica.


Fonte: American Cancer Society (08/08/2016)


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/deteccao-precoce-do-cancer-de-boca-e-orofaringe/7428/279/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla