Exames de Imagem para Câncer de Cavidade Nasal e Seios Paranasais
- Equipe Oncoguia
- - Data de cadastro: 29/10/2015 - Data de atualização: 18/01/2017
Os exames de imagem ajudam a localizar a lesão e são extremamente úteis para determinar a extensão da doença o que se denomina estadiamento do câncer. Os principais exames utilizados para o diagnóstico ou estadiamento do câncer de cavidade nasal e seios paranasais são:
- Radiografia dos Seios Paranasais
Os raios X podem mostrar se os seios paranasais não estão preenchidos com ar como deveriam estar, o que pode sugerir que algo está errado. Mas, na maioria das vezes pode ser apenas uma infecção. Se o tratamento para a infecção não surtir efeito, outros exames mais específicos poderão ser realizados. A radiografia dos seios paranasais não é feita com frequência, ao invés dela os médicos preferem solicitar uma tomografia computadorizada, por fornecer maiores detalhes sobre a anatomia dos seios paranasais.
- Tomografia Computadorizada
A tomografia computadorizada é uma técnica de diagnóstico por imagem que utiliza a radiação X para visualizar pequenas fatias de regiões do corpo, por meio da rotação do tubo emissor de Raios X ao redor do paciente. O equipamento possui uma mesa de exames onde o paciente fica deitado para a realização do exame. Esta mesa desliza para o interior do equipamento, que é aberto, não gerando a sensação de claustrofobia. Este exame é muito útil na identificação de cânceres da cavidade nasal e seios paranasais.
Alguns exames de tomografia são realizados em duas etapas: sem e com contraste. A administração intravenosa de contraste deve ser realizada quando se deseja delinear melhor as estruturas do corpo, tornando o diagnóstico mais preciso.
Muitas vezes a tomografia computadorizada é utilizada para guiar precisamente o posicionamento de uma agulha de biópsia em uma área suspeita de câncer.
- Ressonância Magnética
A ressonância magnética é um método de diagnóstico por imagem, que utiliza ondas eletromagnéticas para a formação das imagens. A ressonância magnética produz imagens que permitem determinar o tamanho e a localização do câncer da cavidade nasal e seios paranasais, bem como a presença de metástases.
Assim como na tomografia, também pode ser usado um contraste via intravenosa para a obtenção de maiores detalhes do corpo, porém com menos frequência.
- Radiografia de Tórax
Se for diagnosticado o câncer de cavidade nasal ou seios paranasais, será solicitada uma radiografia de tórax ou uma tomografia computadorizada do tórax para verificar se a doença se espalhou para os pulmões, que é o local mais comum de disseminação além dos gânglios linfáticos.
Fonte: American Cancer Society (08/08/2016)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/exames-de-imagem-para-diagnostico-do-cancer-de-cavidade-nasal-e-seios-paranasais/2987/505/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla