Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Tratamentos do Câncer de Cabeça e Pescoço: Câncer de Boca e Orofaringe : Converse com seu Médico sobre

Converse com seu Médico sobre Câncer de Boca e Orofaringe

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 11/04/2015 - Data de atualização: 07/12/2017




Preparamos um roteiro de perguntas que podem lhe orientar numa conversa com seu médico. Alguns pontos são bem importantes e não devem ser deixados de lado:


  • Qual é o meu tipo de câncer de boca e orofaringe?
  • Onde exatamente está localizado o tumor?
  • Qual é o estadiamento da minha doença? Pode me explicar isso? E como isso determina o meu tratamento?
  • Você pode me explicar o laudo de patologia?
  • É necessária a realização de exames adicionais ou biópsias? Quais?
  • O resultado demora muito para sair?
  • Quais as opções de tratamento disponíveis para o meu caso?
  • Qual o tratamento que você recomenda? Por quê?
  • Como eu devo me preparar para iniciar este tratamento? Devo mudar alguma coisa na minha vida? Posso continuar trabalhando?
  • Qual é o objetivo do meu tratamento?
  • Quanto tempo dura o tratamento?
  • Quais são os possíveis efeitos colaterais deste tratamento, tanto no curto quanto no longo prazo?
  • O que pode ser feito para aliviar os possíveis efeitos colaterais?
  • No caso do tratamento cirúrgico, haverá necessidade de reconstrução? Isso afetará a minha capacidade de falar e comer? Quanto tempo ficarei internado?
  • Se a cirurgia for feita, haverá a necessidade de esvaziamento cervical?
  • Quais os efeitos colaterais da radioterapia?
  • Haverá necessidade de traqueostomia?
  • Qual a probabilidade de eu perder a voz devido ao tratamento? Se isso for necessário, quais são as opções disponíveis para a reabilitação da fala?
  • Você pode me recomendar um dentista antes do tratamento oncológico começar?
  • Durante meu tratamento, existe alguma atividade que eu não devo realizar ou que devo evitar?
  • De que forma o tratamento afetará minhas atividades do dia a dia?
  • Com que frequência devo fazer as consultas de retorno?
  • Poderei voltar a realizar minhas atividades normalmente?
  • Podemos falar em cura para o meu tipo de câncer?
  • Meu câncer já apresenta metástases? Qual será o tratamento?
  • Em quais situações eu devo ligar para você?
  • Após o término do tratamento será necessário algum tipo de acompanhamento?
  • Quais são as chances deste tumor voltar?
  • Quais são as chances de uma metástase?
  • Que serviços de apoio estão disponíveis para mim? Para minha família?


É muito importante perguntar e esclarecer todas suas dúvidas, a informação é um direito seu!

Fonte: American Cancer Society (08/08/2016


obs.conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/converse-com-seu-medico/958/175/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla