Novidades no Tratamento do Câncer de Laringe e Hipofaringe
- Equipe Oncoguia
- - Data de cadastro: 03/05/2015 - Data de atualização: 06/02/2018
Muitas pesquisas sobre câncer de laringe e hipofaringe estão em desenvolvimento em diversos centros médicos no mundo inteiro, promovendo grandes avanços em prevenção, detecção precoce e tratamentos:
- Alterações Genéticas
Uma grande parte das pesquisas está voltada a um melhor entendimento de como as alterações em certos genes tornam as células da laringe ou hipofaringe cancerígenas. Isso pode permitir a identificação de quais cânceres seriam mais difíceis de serem tratados e aqueles mais propensos a recidivarem após o tratamento.
Os pesquisadores esperam que esta informação possa levar ao desenvolvimento de melhores exames para a detecção precoce e novos tratamentos específicos.
- Cirurgia
Os médicos continuam aprimorando as técnicas cirúrgicas para limitar a quantidade de tecido normal removida junto com o tumor. Isso ajudaria a limitar os efeitos colaterais após o tratamento.
Uma técnica cirúrgica em estudo é a cirurgia robótica transoral. Nesta cirurgia, o cirurgião utiliza braços robóticos para manusear os instrumentos. Esta técnica requer incisões menores, podendo diminuir os efeitos colaterais. A cirurgia videolaringoscópica transoral é outro método cirúrgico que pode ser útil para a retirada de tumores pequenos poupando tecidos saudáveis.
- Quimioterapia e Quimiorradioterapia
Novos medicamentos quimioterápicos e novas combinações de medicamentos estão sendo estudados.
Os ensaios clínicos também estão avaliando as melhores maneiras de combinar várias drogas quimioterápicas com a radioterapia. Por exemplo, estudos estão comparando a eficácia da quimioterapia administrada antes, durante e após a radioterapia.
- Terapia Alvo
Ao contrário dos medicamentos quimioterápicos padrão, que agem sobre as células em desenvolvimento, incluindo as células cancerígenas, a terapia alvo ataca alvos específicos em células cancerígenas.
Inibidores do EGFR. O câncer de células escamosas da laringe e hipofaringe muitas vezes apresentam níveis anormalmente elevados do receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR). O EGFR ajuda as células cancerígenas a crescerem fora de controle. Drogas que bloqueiam EGFR e diminuem a velocidade de crescimento dessas células estão em estudo para uso contra o câncer de cabeça e pescoço. Alguns desses medicamentos incluem nimotuzumabe, pembrolizumabe, nivolumabe e ipilimumabe.
Estes medicamentos parecem funcionar melhor quando combinados com outros tratamentos, como radioterapia e quimioterapia.
- Qualidade de Vida
Os pesquisadores estão observando como o transplante e o enxerto de tecidos podem ser usados na reconstrução em áreas garganta após a cirurgia, uma vez que isso poderia melhorar a qualidade de vida e limitar as mudanças na forma como as pessoas falam e comem.
Os pesquisadores também estão avaliando maneiras melhores de suporte aos pacientes com nutrição parenteral para que possam tolerar melhor o tratamento.
Fonte: American Cancer Society (27/11/2017)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/novidades/2181/134/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla