Biópsia para Diagnóstico do Câncer de Laringe e Hipofaringe
- Equipe Oncoguia
- - Data de cadastro: 04/05/2015 - Data de atualização: 06/02/2018
A única maneira de determinar com certeza se um tumor é câncer é remover uma amostra da área suspeita e enviá-la para análise o que se denomina biópsia. Para saber mais sobre os diferentes tipos de biópsia e os processos de análise da amostra acesse nossa seção Biópsia e Citologia das Amostras.
- Biópsia Endoscópica. A laringe e hipofaringe são órgãos profundos no pescoço, por isso a retirada de amostras para biópsia pode ser complexa. Devido a isso, as biópsias são realizadas em um centro cirúrgico, com o paciente anestesiado. As amostras de tecido são retiradas com o auxílio do laringoscópio.
- Punção Aspirativa por Agulha Fina. A punção aspirativa por agulha fina (PAAF) não é utilizada para recolher amostras na laringe e hipofaringe, mas pode ser realizada para diagnosticar por que um gânglio linfático do pescoço está aumentado. Se a PAAF evidenciar câncer, o patologista examinará a amostra para determinar o tipo de câncer. Se o tipo de câncer encontrado é consistente com os de laringe ou hipofaringe, será realizada uma biópsia e um exame endoscópico destas áreas.
Fonte: American Cancer Society (27/11/2017)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/biopsia-para-diagnostico-do-cancer-de-laringe-e-hipofaringe/2184/213/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla