Powered By Blogger

terça-feira, 24 de julho de 2018

Tratamentos do Câncer de Cabeça e Pescoço: Câncer de Nasofaringe: Prevenção do - Fatores de Risco para

Fatores de Risco para Câncer de Nasofaringe

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 13/11/2015 - Data de atualização: 13/11/2015




Um fator de risco é algo que afeta sua chance de adquirir uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco. Alguns como fumar, por exemplo, podem ser controlados; no entanto outros como idade e histórico familiar, não. Embora os fatores de risco possam influenciar o desenvolvimento do câncer, a maioria não causa diretamente a doença. Algumas pessoas com vários fatores de risco nunca desenvolverão um câncer, enquanto outros, sem fatores de risco conhecidos poderão fazê-lo.

Ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter a doença. Muitas pessoas com a enfermidade podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido. Se uma pessoa com câncer de nasofaringe tem algum fator de risco, muitas vezes é difícil saber o quanto esse fator pode ter contribuído para o desenvolvimento da doença.

Fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer de nasofaringe: 


  • Gênero - O carcinoma de nasofaringe é diagnosticado aproximadamente duas vezes mais em homens do que em mulheres.

  • Raça - O carcinoma de nasofaringe é mais comum em chineses, seguido pelos grupos asiáticos, africanos, latinos e brancos.

  • Dieta - As pessoas que vivem em partes da Ásia, norte da África e na região do Ártico, onde o câncer de nasofaringe é comum, geralmente tem uma dieta rica em sal curado, peixe e carne o que aumenta o risco de carcinoma de nasofaringe. Entretanto, a incidência  desse tipo de câncer está caindo no sudeste da China conforme as pessoas adotam uma dieta mais ocidentalizada. Em contrapartida, alguns estudos sugerem que dietas ricas em frutas e vegetais podem reduzir o risco da doença.

  • Infecção pelo Vírus Epstein-Barr - Quase todas as células do carcinoma de nasofaringe contêm partes do vírus de Epstein-Barr e a maioria das pessoas com a doença têm evidência de infecção por este vírus no sangue. A infecção por este vírus é muito comum e muitas vezes ocorrem durante a infância. A ligação entre o vírus e a doença é complexa e ainda não está totalmente esclarecida. A infecção pelo vírus Epstein-Barr por si só não é suficiente para causar a doença.

  • Fatores Genéticos - Os genes de uma pessoa podem afetar o risco de carcinoma de nasofaringe. Estudos constataram que pessoas com determinados tipos de tecidos hereditários têm um risco aumentado de desenvolver carcinoma de nasofaringe. Os tipos de tecidos que afetam as respostas do sistema imunológico podem estar relacionados à forma como o organismo reage à infecção pelo vírus Epstein-Barr.

  • Histórico Familiar - Os familiares de pacientes com carcinoma de nasofaringe são mais propensos a ter a doença. Não se sabe se é devido aos genes herdados, fatores ambientais compartilhados ou alguma combinação destes.

  • Tabagismo e Alcoolismo - A maioria dos estudos mostrou que fumar pode contribuir para o desenvolvimento do carcinoma de nasofaringe, especialmente o tipo queratinizado. Alguns estudos têm relacionado o consumo de álcool a este tipo de câncer. Entretanto, mais pesquisas são necessárias para definir essas ligações.

  • Exposição Ocupacional - Alguns estudos sugeriram que a exposição ocupacional ao formaldeído ou às partículas de pó de madeira pode aumentar o risco do carcinoma de nasofaringe.


Fonte: American Cancer Society (03/03/2015)



obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/fatores-de-risco-para-cancer-de-nasofaringe/8546/985/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla