Como se Prevenir do Câncer de Laringe e Hipofaringe
- Equipe Oncoguia
- - Data de cadastro: 03/05/2015 - Data de atualização: 06/02/2018
Nem todos os casos de câncer de laringe e hipofaringe podem ser evitados, mas o risco de desenvolver esses tipos de câncer pode ser diminuído, evitando-se certos fatores de risco. A maneira mais eficaz é evitar fatores de risco conhecidos, como fumo e consumo de álcool.
O tabagismo é a causa mais importante dos casos de câncer de laringe. Não ser fumante ou fumante passivo diminui o risco. O consumo excessivo de álcool aumenta consideravelmente o efeito cancerígeno do fumo, de modo que é especialmente importante evitar a combinação beber e fumar.
Boa ventilação no local de trabalho e o uso de respiradores industriais quando se trabalha com produtos químicos potencialmente cancerígenos são importantes medidas preventivas.
Ter uma dieta equilibrada e saudável pode ajudar a diminuir o risco de ter câncer de laringe e de muitos outros tipos. Recomenda-se comer uma variedade de alimentos saudáveis, com ênfase em fontes vegetais. Isso inclui comer pelo menos 5 porções de frutas e legumes todos os dias, bem como escolher os alimentos de grãos integrais a partir de fontes vegetais, como pães, cereais, arroz, macarrão ou feijão. Comer menos carne vermelha e carnes processadas também pode ajudar a diminuir o risco de câncer.
Os pesquisadores estão estudando se determinados medicamentos ou vitaminas ajudam a prevenir esses tipos de câncer, principalmente em pessoas que têm risco aumentado.
Evitar a Infecção pelo HPV
O risco de infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV) na garganta aumenta entre as pessoas que fazem sexo oral e têm múltiplos parceiros sexuais. Fumantes são mais suscetíveis às infecções por HPV, provavelmente devido ao dano provocado pelo tabagismo no sistema imunológico ou nas células que revestem a garganta. Estas infecções são comuns e raramente causam sintomas. Embora a infecção por HPV esteja associada a alguns casos de câncer de laringe e hipofaringe, a maioria das pessoas com infecções de garganta pelo HPV não desenvolverão esse tipo de câncer. Além disso, a maioria dos cânceres de laringe e hipofaringe não estão relacionados à infecção pelo HPV.
Recentemente, foram disponibilizadas vacinas que reduzem o risco de infecção por determinados tipos de HPV. Essas vacinas foram inicialmente desenhadas para diminuir o risco de câncer de colo do útero, mas têm se mostrado úteis para diminuir o risco de outros cânceres ligados ao HPV, como o câncer de ânus, vulva, vagina, boca e garganta.
Como estas vacinas só são eficazes antes que alguém esteja infectado pelo HPV, devem ser administradas em uma idade precoce, antes que a pessoa se torne sexualmente ativa.
Fonte: American Cancer Society (27/11/2017)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/-como-se-prevenir-do-cancer-de-laringe-e-hipofaringe/7536/890/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla