Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Tratamentos do Câncer de Cabeça e Pescoço: Câncer de Boca e Orofaringe : Tratamentos do - Radioterapia para

Radioterapia para Câncer de Boca e Orofaringe

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 11/04/2015 - Data de atualização: 07/12/2017




O tratamento radioterápico utiliza radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células cancerosas que formam um tumor. Existem vários tipos de radiação, porém as mais utilizadas são as eletromagnéticas (Raios X ou Raios gama) e os elétrons (disponíveis em aceleradores lineares de alta energia).

A radioterapia pode ser usada em várias situações no tratamento do câncer de boca e orofaringe:


  • Como o tratamento principal de tumores pequenos.
  • Pacientes com tumores grandes podem precisar da cirurgia e radioterapia ou uma combinação de radioterapia e quimioterapia.
  • Pode ser administrada de forma isolada ou junto com a quimioterapia, após a cirurgia, como tratamento adjuvante. A radioterapia adjuvante visa destruir qualquer vestígio do tumor que possa ter ficado da cirurgia.
  • Pode ser administrada junto com a quimioterapia, para reduzir o tumor antes da cirurgia, o que é denominado radioterapia neoadjuvante.
  • A radioterapia também pode ser utilizada para aliviar sintomas de câncer em estágio avançado como dor, sangramento, dificuldade na deglutição, e outros problemas causados ​​por metástases ósseas.


Radioterapia Externa

O tratamento radioterápico utiliza radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células cancerosas esse tipo de radioterapia é conhecido como terapia com feixes externos.

O tratamento radioterápico consiste em irradiar o órgão alvo com doses fracionadas. O tratamento é realizado cinco vezes na semana, durante um período de algumas semanas a meses.

O hiperfracionamento se refere a administrar a dose total de radiação em um número maior de frações, por exemplo, administrar 2 doses menores por dia em vez de uma única dose.

O fracionamento acelerado significa administrar 2 ou mais doses diárias para que o tratamento seja completado mais rapidamente (por exemplo, em 3 semanas em vez de 6 semanas).

Os esquemas de hiperfracionamento e de fracionamento acelerado podem reduzir o risco de recidiva e podem aumentar a sobrevida de alguns pacientes. A desvantagem é que esses tipos de radioterapia tendem a ter efeitos colaterais mais graves.

A radioterapia é frequentemente administrada usando técnicas que concentram a radiação de forma mais precisa, como na radioterapia conformacional tridimensional e a radioterapia de intensidade modulada (IMRT). Esta técnica usa os resultados de exames de imagem, como a ressonância magnética e programas especiais de computador para mapear precisamente a localização do tumor. Os feixes de radiação são então dispostos em várias direções e visam atingir o tumor, de modo a poupar os tecidos normais adjacentes. Com esta técnica é possível avaliar a distribuição de dose em todo o volume alvo, reduzindo as áreas de alta dose e tornando a distribuição mais homogênea.

Braquiterapia

A braquiterapia, ao contrário da radioterapia que trata o órgão alvo com feixes de radiação externos (a longa distância), utiliza fontes de radiação interna (a curta distância). Na braquiterapia o material radioativo é colocado, por meio de instrumentos específicos, próximo à lesão tumoral. Uma vez terminado o tratamento o material é retirado do corpo.

A braquiterapia não é utilizada frequentemente para tratar câncer de boca e orofaringe. O seu uso é mais frequente combinada com radioterapia externa para o tratamento do câncer de boca e lábio em estágio inicial.

Possíveis Efeitos Colaterais

A radioterapia da boca e garganta pode causar vários efeitos colaterais, como:


  • Alterações na pele, tipo queimadura solar, que diminuem lentamente.
  • Rouquidão.
  • Perda do paladar.
  • Vermelhidão e irritação da boca e da garganta.


Às vezes, pode desenvolver feridas abertas na boca e garganta, dificultando a alimentação durante o tratamento. Nestes casos, o paciente receberá alimentação líquida por uma sonda gástrica.

A radioterapia também pode causar efeitos colaterais a longo prazo ou permanentemente, como:


  • Danos às glândulas salivares.
  • Danos ao osso maxilar.
  • Danos na glândula pituitária ou tireoide.


Fonte: American Cancer Society (08/08/2016)


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/tratamento-radioterapico-do-cancer-de-boca-e-orofaringe/963/280/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla