A fisiopatologia da diabetes tudo começa no pâncreas. Que é uma glândula localizada atrás do estômago, e é responsável pela produção de um hormônio chamado insulina. Quando o pâncreas não produz a insulina em quantidade suficiente, ocorre o diabetes.
Essa insulina, que é produzida por uma parte do pâncreas. Onde ficam as chamadas ilhotas de langerhans, tem como função regular o metabolismo sanguíneo, ou seja, regular o processo de queima e armazenamento dos nutrientes consumidos através dos alimentos. Quando a insulina é insuficiente, os níveis de glicose (açúcar) do sangue aumentam, provocando a hiperglicemia, ou seja, o excesso de açúcar no sangue. Funcionamento do metabolismo na pessoa saudável O metabolismo e a fisiopatologia da diabetes ao longo do dia, o processo metabólico do nosso organismo é variado, adequando se aos horários e as refeições.
Veja a segui como funciona o metabolismo de uma pessoa saudável.
A FISIOPATOLOGIA DA DIABETES NAS REFEIÇÕES
Tanto durante, quanto logo em seguida das refeições. Os intestinos vão digerindo os alimentos , quebrados os nutrientes, até que fiquem apenas os componentes básicos. Nesse processo, os carboidratos são quebrados em glicose, as proteínas em aminoácidos e as gorduras em ácidos graxos. A fonte primária de energia do nosso organismo é a glicose. Fisiopatologia da diabetes e a glicose A glicose os aminoácidos e os ácidos graxos são absorvidos logo após a refeição. Nessa etapa do processo metabólico. Eles passam do interior do intestino para a circulação sanguínea e é nesse momento que os níveis de glicose aumentam. Quando a glicose no sangue aumenta Independentemente de seu nível, o pâncreas começa a produzir e a jogar no sangue mais insulina.
dez minutos após a refeição, a produção de insulina chega ao máximo, equilibrando o nível de glicose.
FISIOPATOLOGIA DA DIABETES GLICOSE E INSULINA
A insulina é responsável por estimular. A captação de glicose e de outros nutrientes no fígado, músculos e tecido adiposo. Quando a glicose passa para o interior. Das células, ela pode ser usada a produção de energia ou ser armazenada para ser usada quando o corpo sentir. Entretanto, se não houver insulina, a glicose não consegue entrar nas células para desempenhar seu papel. Durante o processo Em que os níveis de insulina aumentam, o figado também passa a armazenar glicose na forma de glicogênio. Nessa etapa, os níveis de glicose no sangue começa a diminuir lentamente e o pâncreas passa a produzir insulina em menor quantidade também. Os níveis de glicose e insulin. Se normalizam entre 2 e 4 horas após as refeições. Se após esse período, a pessoa não se alimentar, os níveis de insulina diminuem ainda mais, obrigando o fígado a liberar glicose para o sangue, evitando assim que os níveis diminuam drasticamente e provocando outros problemas.
Como funciona a Fisiopatologia da diabetes e o funcionamento do metabolismo no diabético.
No organismo do paciente diabético, o metabolismo funciona de outra maneira. Compare as diferenças.
No paciente diabético, o pâncreas não consegue liberar a quantidade necessária de insulina para o metabolismo ficar sob controle. No começo do diabetes, essa falha no processo ocorre somente quando é necessário liberar grande quantidade de insulina, fator que ocorre após as refeições principais.
A medida que a doença avança. O pâncreas deixa de produzir insulina em quantidade período, inclusive no jejum, que é o momento em que os tecidos quebram os alimentos para produzir energia.
FISIOPATOLOGIA DA DIABETES QUANDO OCORRE ESSE EXCESSO
Antes mesmo que o organismo consiga produzir. Energia com a glicose, ela vai diretamente dos rins para a urina, fazendo o paciente urinar também em excesso e a sentir mais sede. Na realidade, a urina excessiva e a sede. Contínua são os primeiros sintomas do diabetes, seguidos da perda de peso, provocando justamente pela falta de utilização da energia dos alimentos ingeridos. A medida que o tempo vai passando O desequilíbrio na produção de glicemia provoca uma série de outros problemas. Por isso, quando mais rápido for feito o diagnóstico para diabetes, maiores são as chances de se evitar as complicações.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://diabetesmellitusealimentos.com.br/
http://novembrodiabetesazul.com.br/campanha
#DMD #NovembroAzul #Diabetes #Prevenção #DM1 # DM2 #IDF #Educação #Novembro Azul Diabetes # conscientização
#NOVEMBROÉAZUL!AZULPELODIABETES #eventodiabetes
#controledodiabetes #DMD2018
#complicaçõesdodiabetes #diamundialdodiabetes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla