Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

15/08 - DIA CONSCIENTIZAÇÃO COMBATE AO LINFOMA: Câncer > Linfoma de Hodgkin: Prevenção>

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 06/06/2015 - Data de atualização: 26/06/2018




Um fator de risco é algo que afeta sua chance de contrair uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam fatores de risco diferentes. Alguns fatores de risco como fumar, podem ser controlados. Outros, como histórico pessoal, idade ou histórico familiar, não podem ser alterados.

Ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter a doença. Muitas pessoas que contraem a doença podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido. Se uma pessoa com linfoma de Hodgkin tem algum fator de risco, muitas vezes é muito difícil saber o quanto esse fator pode ter contribuído para o desenvolvimento do linfoma.

Os principais fatores de risco para o linfoma não Hodgkin são:

  • Infecção pelo Vírus Epstein-Barr. O risco de desenvolver a doença de Hodgkin para pessoas que tiveram mononucleose infecciosa parece ser algumas vezes maior do que para pessoas que não tiveram a doença, embora o risco total ainda seja muito pequeno. O papel exato do vírus no desenvolvimento do linfoma não é claro. Muitas pessoas são infectadas com o vírus Epstein-Barr, mas muito poucas desenvolvem o linfoma de Hodgkin. Em cerca de 1 em cada 3 pacientes com linfoma de Hodgkin, partes do vírus são encontradas nas células de Reed-Sternberg. Mas a maioria das pessoas com linfoma de Hodgkin não apresentam sinais do vírus Epstein-Barr em suas células cancerígenas.

  • Idade. O linfoma de Hodgkin pode ser diagnosticado em qualquer idade, mas é mais comum n início da idade adulta (especialmente na dos 20 anos) e após os 55 anos de idade.

  • Gênero. O linfoma de Hodgkin ocorre ligeiramente mais frequentemente em homens do que em mulheres.

  • Localização geográfica. O linfoma de Hodgkin é mais comum nos Estados Unidos, Canadá e Europa e menos comum nos países Africanos e Asiáticos.

  • Histórico familiar. Irmãos e irmãs de jovens com linfoma de Hodgkin têm um risco maior de desenvolver a doença, porém o risco é aumentado para gêmeos idênticos. Mas uma ligação familiar ainda é rara, a maioria dos pacientes com a doença não tem histórico familiar. Ainda não está claro porque o histórico familiar pode aumentar o risco da doença. Algumas famílias podem ter uma maior incidência de linfoma de Hodgkin em função de semelhantes exposições de infância com infecções, genes herdados que as tornam mais suscetíveis, ou alguma combinação desses fatores.

  • Nível socioeconômico. O risco de desenvolver linfoma de Hodgkin é maior em pessoas com maior nível socioeconômico, a razão para isto não é clara.

  • Infecção pelo HIV. O risco de desenvolver o linfoma de Hodgkin é maior em pessoas infectadas com o HIV, vírus que causa a AIDS.

Fonte: American Cancer Society (28/03/2017)



ESCLEROSE MÚLTIPLA




obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla 

http://www.oncoguia.org.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla