- Equipe Oncoguia
- - Data de cadastro: 06/06/2015 - Data de atualização: 26/06/2018
Existem dois tipos principais de Linfoma de Hodgkin:
Linfoma de Hodgkin Clássico
O linfoma de Hodgkin clássico representa 95% dos casos da doença de Hodgkin em países desenvolvidos.
As células cancerígenas no linfoma de Hodgkin clássico são denominadas células de Reed-Sternberg e são geralmente um tipo anormal de linfócito B. Os linfonodos aumentados em pacientes com linfoma de Hodgkin clássico geralmente têm um pequeno número de células de Reed-Sternberg e um grande número de células imunológicas normais circundantes.
O linfoma de Hodgkin clássico está subdivido em 4 subtipos:
- Esclerose nodular. Este é o tipo mais comum da doença. Ocorre principalmente em pessoas mais jovens, igualmente em homens e mulheres. Tende a começar nos linfonodos do pescoço ou tórax.
- Celularidade mista. Este é o segundo tipo mais comum e é visto na maior parte em adultos mais velhos. Pode começar em qualquer linfonodo, mas na maioria das vezes ocorre na metade superior do corpo.
- Predomínio linfocitário. Este subtipo ocorre geralmente na metade superior do corpo e raramente é encontrado em mais do que alguns nódulos linfáticos.
- Depleção linfocitária. Esta é a forma menos comum de doença de Hodgkin. É visto principalmente em pessoas idosas. A doença tem maior probabilidade de ser avançada, quando diagnosticada nos linfonodos do abdome, baço, fígado ou medula óssea.
Linfoma de Hodgkin de predomínio Nodular Linfocitário
O linfoma de Hodgkin de predomínio nodular linfocitário responde por cerca de 5% da doença de Hodgkin. Ele possui células grandes, muitas vezes chamadas células pipoca (porque se parecem com pipoca), que são variantes das células de Reed-Sternberg.
Este tipo de linfoma geralmente envolve os gânglios linfáticos do pescoço e axilas. Pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, sendo mais comum em homens do que em mulheres. Esse tipo de linfoma é tratado de forma diferente dos tipos clássicos.
Fonte: American Cancer Society (28/03/2017)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla