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segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Tenho um aluno(a) com diabetes na minha escola, e agora?

 por | fev 1, 2019 | Blog |

 

 

Muita calma nessa hora!

Papel e caneta na mão, paciência e união. Com calma iremos expor ingredientes chave para você entender o que é diabetes e como pode ajudar seu aluno/a com diabetes.

Vamos por partes? Separamos 6 pontos para te ajudar a organizar todas as informações.

1) Afinal, o que é diabetes?

Diabetes é uma condição em que o indivíduo possui excesso de glicose no sangue. Sendo que isso acontece porque o corpo não produz insulina OU a produz em quantidade insuficiente.

A insulina é importante pois é a “chave” para abrir a “porta” da célula para a glicose entrar e ser transformada em energia. A produção insuficiente ou não-produção pode acontecer pela destruição das células-beta (responsáveis pela produção da mesma), resistência à ação da insulina, entre outros.

2) Existem vários tipos de diabetes, qual é o tipo de diabetes do seu aluno/a?

O tipo de diabetes mais comum em crianças e adolescentes é o tipo 1. Nele a pessoa não produz insulina porque as células produtoras de insulina foram destruídas pelo próprio sistema imunológico. A partir disso, passa a ser necessário aplicar insulina, já que o pâncreas não a produz.

Vale lembrar que não é o único tipo de diabetes diagnosticado em crianças e adolescentes. Estudos apontam um crescimento de casos de diabetes tipo 2 em crianças e adolescentes.

O diabetes tipo 2 é caracterizado pela resistência à insulina e produção insuficiente de insulina pelo pâncreas. Neste caso, o tratamento pode como medicação comprimidos e insulina, depende de cada caso.

3) Entenda o tratamento do seu aluno/a.

Tirar dúvidas com os pais ou responsáveis, lhe ajudará a entender o tipo de tratamento do seu aluno/a. Além disso, poderá promover um ambiente seguro para ele. O diabetes é tratado de maneira individual, cada pessoa possui um tratamento específico.

Por mais que na mesma escola tenha 2 ou mais alunos/as com o mesmo tipo de diabetes, o tratamento é individual. Usando a mesma lógica de que cada pessoa é única, cada diabetes é único. De modo que, para ajudar seu aluno/a é preciso fortalecer o diálogo junto com a família para tomadas de decisão.

4) Algumas situações requerem atenção

O aluno/a pode precisar sair da sala mais vezes para ir ao banheiro ou beber água. Isso acontece caso ele esteja com hiperglicemia (excesso de açúcar no sangue). E pode pedir para fazer refeições fora do horário habitual por alguma orientação médica ou por causa de uma hipoglicemia.

É muito importante para o aluno/a ter o apoio da equipe da escola. Planejando e conversando com família e a criança sobre o que fazer nas situações.

Uma das mais importantes são as situações de hipoglicemia. Porque neste momento ele precisa ingerir algum alimento o mais rápido possível. Talvez isso possa ser combinado com a escola, em avisar o professor, inspetor ou coordenador para auxiliá-lo e talvez precise ir até a cantina do colégio durante a aula. Uma vez que ele já pode ter consumido o lanche dele.

Alguns sintomas que requerem atenção, são:

  • Hipoglicemia: Tremores, suor excessivo, sonolência, entre outros.
    Neste caso, o aluno/a precisará ingerir algo para elevar a glicemia e caso não possa ingerir, administrar o Glucagon (neste texto explicamos mais sobre o glucagon e recomendamos que a escola tenha este medicamento à sua disposição).
  • Hiperglicemia: Sede excessiva, micção excessiva, fraqueza, dificuldades em respirar, vômito, entre outros.
    Neste caso, o aluno/a poderá precisar tomar insulina para corrigir a hiperglicemia.

Alinhar com os pais ou responsáveis as condutas necessárias para esses casos é fundamental. Pois, antecipar o que fazer irá trazer mais segurança para todos.

5) Não exclua o aluno/a das atividades diferenciadas da escola

Festas, passeios, aulas de educação física, entre outras atividades. Pessoas com diabetes podem fazer de tudo. Porém, é preciso um planejamento prévio para essas ocasiões.

Converse com os pais para planejar essas ocasiões. A escola deve ser um ambiente inclusivo para todos , com ou sem diabetes.

6) Informações e dados são base para tomar decisões

Atualmente, contamos com o suporte da tecnologia que pode facilitar em vários aspectos da nossa vida. Tanto para nos manter em comunicação quanto para auxiliar nas tomadas de decisão no dia a dia do tratamento.

No tratamento do diabetes isto não é diferente. Você pode utilizar os meios de comunicação da escola para se comunicar com familiares e cuidadores, pois é normal ter dúvidas sobre o que fazer.  

É possível conversar com ONGs do setor para que a sua escola possa receber educação e treinamentos necessários para lidar com uma nova rotina de cuidados para a instituição.

Além disso, o aluno/a pode fazer uso de tecnologias para facilitar o seu dia a dia.

O Glic é um aplicativo brasileiro, que auxilia o aluno/a a corrigir corretamente a glicemia e alimentação na escola. Ele também mantém os pais informados sobre os eventos da escola e auxilia a equipe da instituição nos cuidados durante o período escolar. 

O Glic está disponível gratuitamente.

Leitura complementar :
Referências:

 

 

 

 

FONTE: https://gliconline.net/escola/





    


 

 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

 

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