Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Como é feito o exame de Glicose na gravidez para Diabetes Gestacional


Ginecologista
Novembro 2019




O diagnóstico da diabetes gestacional é feito por meio da dosagem da quantidade de glicose no sangue entre as semanas 24 e 28 de gestação, mesmo quando a mulher não apresenta sinais e sintomas indicativos de diabetes, como aumento exagerado do apetite ou vontade frequente de urinar, por exemplo.
Apesar do exame ser normalmente feito após a 24ª semana, é possível também que seja feito o diagnóstico dessas semanas, principalmente se possui fatores de risco relacionados a ocorrência da doença, como excesso de peso, mais de 25 anos, histórico de diabetes na família ou ter tido diabetes gestacional em uma gravidez anterior.
O teste para diagnosticar a diabetes mellitus gestacional é conhecido por TOTG (Teste Oral de Tolerância a Glicose), em que é possível verificar como o organismo da mulher reage a grandes quantidades de açúcar, já que para fazer esse teste é preciso ingerir até 75 g de um líquido muito açucarado que é dado no local em que for feito o exame.
Como é feito o exame de glicose na gravidez para diabetes gestacional

Como é feito o exame

O exame para diabetes mellitus gestacional, chamado de TOTG, é feito entre as semanas 24 e 28 de gestação seguindo os passos seguintes:
  1. A gestante deve ficar de jejum por cerca de 8 horas;
  2. É feita a primeira coleta de sangue com a grávida em jejum;
  3. É dado à mulher 75 g de Dextrosol, que é uma bebida açucarada, no laboratório ou clínica de análises clínicas;
  4. Em seguida, é retirada uma amostra de sangue logo após a ingestão do líquido;
  5. A grávida deve ficar em repouso por cerca de 2 horas;
  6. Depois é feita nova coleta de sangue após 1 hora e depois de 2 horas de espera.
Após o exame a mulher pode voltar a alimentar-se normalmente e esperar pelo resultado. Caso o resultado se encontre alterado e exista suspeita de diabetes, o obstetra poderá encaminhar a gestante para um nutricionista para iniciar uma dieta adequada, além de realizar acompanhamento regular para que sejam evitadas complicações para a mãe e para o bebê.

Resultados do exame da glicose na gravidez

A partir das coletas de sangue realizadas, são feitas medições para verificar os níveis de açúcar no sangue, sendo os valores normais considerados pela Sociedade Brasileira de Diabetes:
Tempo após o exameValor ideal de referência
Em jejumAté 92 mg/dL
1 hora após o exameAté 180 mg/dL
2 horas após o exameAté 153 mg/dL
A partir dos resultados obtidos, o médico faz o diagnóstico de diabetes gestacional quando pelo menos um dos valores encontra-se acima do valor ideal.
Além do exame de TOTG, que é indicado para todas as grávidas, mesmo aquelas que não apresentam sintomas ou fatores de risco para diabetes gestacional, é possível que o diagnóstico seja feito antes da semana 24 por meio do exame de glicemia em jejum. Nesses casos, é considerado diabetes mellitus gestacional quando a glicemia de jejum encontra-se acima de 126 mg/dL, quando a glicemia a qualquer hora do dia é superior a 200 mg/dL ou quando a hemoglobina glicada é superior ou igual a 6,5%. Caso seja verificada qualquer uma desses alterações, é indicada a realização do TOTG para confirmação do diagnóstico.
É importante que a glicemia seja monitorada durante a gestação para que sejam evitadas complicações para a mãe e para o bebê, além de ser fundamental para que seja estabelecido o melhor tratamento e adequação da alimentação, que deve ser feita com auxílio de um nutricionista. Confira algumas dicas no vídeo a seguir de alimentação na diabetes gestacional:

Bibliografia >

  • CLANNAD EDITORA. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2017-2018. 2017. Disponível em: . Acesso em 15 Out 2019
  • ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE - MINISTÉRIO DA SAÚDE. Tratamento da Diabetes Mellitus Gestacional no Brasil. 2019. Disponível em: . Acesso em 28 Nov 2019
  • ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE - MINISTÉRIO DA SAÚDE. Rastreamento e diagnóstico de Diabetes Mellitus gestacional no Brasil. 2017. Disponível em: . Acesso em 28 Nov 2019

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.tuasaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla