Powered By Blogger

terça-feira, 26 de maio de 2020

IDOSOS: Tabagismo no idoso

De fato, o tabagismo é capaz de trazer muitos problemas, mas o tabagismo no idoso, é ainda pior, isso porque sabidamente o mesmo é um acelerador no que se refere ao processo de envelhecimento. Desta maneira, o tabagismo e envelhecimento andam de mãos dadas, após alguns estudos realizados ficou claro que os fumantes com idade maior que 50 anos apresentam maior dependência desta nicotina.
Além disso, atualmente as principais causas de morte por tabagismo simplesmente são as doenças cardiovasculares, doenças pulmonares que são obstrutivas e ainda o câncer no pulmão. Sendo assim, o tabagismo em idosos é capaz de prejudicar ainda mais a qualidade de vida dos mesmos, visto que são mais suscetíveis a estas enfermidades.

Quão prejudicial pode ser o tabagismo no idoso?

tabagismo no idoso é capaz de aumentar a pressão arterial dos mesmos, além de permitir um nível elevado de nicotina e monóxido de carbono no sangue, prejudica o paladar e até mesmo o olfato do fumante.
Além dos problemas citados anteriormente o tabagismo e envelhecimento andam juntos, logo se os idosos utilizam a nicotina o que acontece é que os mesmos envelhecem ainda mais rápido.
Além do mais, os mesmos sentem maiores dificuldades para andar e até mesmo para correr, permitindo muita falta de ar e fadiga, para finalizar há ainda um aumento do risco de infartos e derrames.
Lembrando que entre outros danos, o tabagismo em idosos é capaz de permitir que o mesmo esteja mais suspeito a sentir irritação de suas vias aéreas, além da maior probabilidade de o mesmo desenvolver uma enfisema pulmonar, bronquite e muitas gripes capazes de levar à pneumonia.

Por que o cigarro é tão prejudicial?

tabagismo em idosos é extremamente prejudicial, no entanto, não ocorre somente com os idosos, pelo contrário o vicio pode acabar com uma pessoa rapidamente. Isso acontece justamente porque o cigarro é composto por muitos produtos que são completamente nocivos à saúde, entre os mesmos: nicotina, dióxido de carbono, alcatrão e vários outros.
tabagismo em idosos prejudica não somente os órgãos, mas os sistemas também acabam sofrendo com os efeitos a longo prazo do uso da nicotina, logo com o efeito de CO2 a mesma acaba atuando diretamente no sistema cardiovascular, desta forma acaba elevando ainda mais os níveis de tromboexano sendo que os mesmos acabam aumentando ainda a intoxicação do sistema nervoso central.
tabagismo no idoso é capaz de desencadear vômitos, tremores, depressão respiratória, convulsões e por fim a própria morte. Devido aos níveis altos e prejudiciais à saúde o tabagismo é um potente acelerador do envelhecimento tanto de pessoas idosas quanto de pessoas mais novas.

Benefícios de parar de fumar

Claramente por um lado o consumo de cigarros é capaz de matar milhões de pessoas ao redor do mundo, devido ao tabagismo e envelhecimento as pessoas perdem a longevidade, aumentando ainda o risco do aparecimento de inúmeras doenças.
Logo o ato de parar de fumar é capaz de trazer muitos benefícios, sendo que o mesmo pode ficar evidente em quaisquer faixas etárias, no entanto ao tirar o tabagismo no idoso, o mesmo consegue ter um aumento de sua expectativa de vida e aumento da qualidade da mesma.
Logicamente que mesmo a pessoa sendo idosa, o tabagismo no idoso prejudica imensamente, sendo assim, caso o mesmo largue o uso do tabaco, conseguirá então um maior controle das enfermidades provenientes do uso da nicotina.
O fato é que muitos idosos realmente desejam parar de fumar, pois o tabagismo e envelhecimento acabam prejudicando ainda mais, no entanto, pesa e muito a questão de os mesmos fumarem a muito tempo, sendo assim, o mesmo trava uma verdadeira luta contra a dependência do tabaco e isso acaba dificultando e muito essa decisão.
Geralmente um dos fatores que realmente contribui para que o idoso largue o hábito de fumar, é justamente o aparecimento de doenças que claramente são ocasionadas pelo uso do tabaco durante um longo tempo.
Geralmente os benefícios mais claros com a interrupção do hábito de fumar realmente são bem maiores entre os mais jovens, porém sabidamente o abandono do cigarro, em qualquer idade, acaba por reduzir ainda mais o risco de morte.
Além disso, ocorre uma melhora na condição geral de saúde tanto do jovem quanto do idoso. Além do mais, após o abandono do cigarro, a expectativa de vida aumenta para 3 anos, entre os idosos com 65 anos ou mais.

Risco de Impotência

Outro problema grave é o risco de impotência sexual. Esse é outro dos grandes riscos do cigarro. E para remediar isso o recomendado é consultar um médico e tomar todos os cuidados possíveis, é claro, além de parar de fumar e ingerir medicamentos e/ou suplementos indicados pelo médico. Há um suplemento muito bom, o Xanimal. É só clicar no link pra ler sobre o produto e os benefícios, fica a dica.

Diferença entre fumantes idosos e jovens

Claramente existe uma diferença percentual entre os fumantes na população jovem e os idosos, isso porque os idosos possuem uma maior preocupação com sua saúde. Além do mais, os idosos ainda possuem maior motivação disciplina e claramente possuem maiores preocupações do que os jovens em geral!
Além do mais, apesar do tabagismo em idosos serem um grande problema, certamente o abandono desse vicio de fumar deve ser feito justamente com auxílio médico, isso porque a maioria das pessoas que não buscam orientações especializadas acabam retornando aos velhos hábitos.
Lembrando ainda que a taxa de sucesso de parar de fumar de quem não busca ajuda é de apenas 6%, logo o primeiro passo para conseguir fazer a diferença é a motivação e até mesmo uma base de tratamento capaz de lidar com o cognitivo-comportamental.
No tratamento para o tabagismo em idosos o fumante e seu médico acabam por discutir as situações em geral, analisam quais situações são capazes de se tornar um gatilho e aprendem ainda como contornar à vontade e resistir ao vício.
Além disso, sabidamente apesar de o tabagismo e envelhecimento estarem juntos, e muitas pessoas ficam preocupadas com o fato, é preciso que os mesmos realizem seus tratamentos da forma correta e ainda conseguirão diminuir então todos os sintomas da abstinência.
O governo também costuma realizar algumas ações para incentivar o abandono do tabagismo, sabidamente no Brasil existem muitos fumantes, e o hábito começa a ser incentivado até mesmo na adolescência por colegas e amigos, com o passar do tempo fica difícil largar o tabaco.
Depois de muitos estudos sobre o tabagismo no idoso, ou sobre o que o mesmo é capaz de fazer no corpo do idoso, o fato é que muitos começaram a perceber que a melhor coisa a fazer é tentar largar o vício com afinco e vontade!


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla

http://cuidardeidosos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla