Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Doença Renal Crônica em crianças



    • Karla Brandão


Os primeiros sinais para identificar que os rins da criança estão com algum comprometimento são muito sutis, por isso, pais, familiares e responsáveis devem estar sempre atentos. Em geral, está relacionados ao trato urinário, como por exemplo, mudança nos hábitos de urinar.

Sinais como acometimento mais sistêmico, como dificuldade para crescer e ganhar peso, anorexia severa, anemia que não responde ao tratamento são sinais nos estágios mais avançados.

Um dos grandes vilões da doença é a dificuldade em perceber a sua presença. Há casos em que a criança já tenha perdido 50% de sua função renal sem nenhum sintoma.
O diagnóstico é feito por meio de exames de sangue, de urina e de imagem sendo os mais solicitados para avaliar a função renal uréia creatinina, urina tipo I e exame de imagem dos rins com ultrassom de rins e vias urinárias, avalia tamanho renal, presença de má formação e aspectos do rim (ecogenicidade).


As principais causas da perda da função renal na criança são as glomerulonefrites e má formação do trato urinário acompanhada de infecção urinária de repetição. Algumas acontecem com fator genético envolvido. A alteração do estilo de vida tem pouca responsabilidade na gênese da doença na primeira infância.
Nos estágios mais avançados da doença a elevação da uréia no sangue, decorrente da doença renal crônica, pode provocar um estado inflamatório ativado que predispõe à desnutrição.


Por isso, o tratamento conservador dos rins é tão importante nessa fase, já que tem a função de evitar as sequelas graves da DRC, melhorar ganho de peso, postergar a perda definitiva da função renal, consequentemente, entrada em diálise e programar transplante com antecedência.
O atendimento nutricional é parte integrante e fundamental o tratamento de pacientes pediátricos com doença renal crônica . ✔A dieta tem um papel importante nesta fase.
Quer saber mais, tem dúvidas?

Procure um nutricionista com experiência em doenças renais e agende sua consulta!



obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla

https://www.karlabrandao.com/post/6-dicas-para-quem-já-teve-pedras-nos-rins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla