Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Nefrologia: Principais causas da Urina com espuma e O que fazer

Enfermeiro



A urina com espuma geralmente não é um sinal de problemas de saúde, sendo mais frequente a pessoa não vai ao banheiro quando sente vontade, acumulando o xixi, ou quando urina com muita força. Além disso, pode acontecer devido à presença de produtos de limpeza no vaso sanitário, por exemplo, que acabam reagindo com a urina e formando espuma.
No entanto, nos casos em que a espuma surge muito frequentemente, também pode indicar a presença de proteínas na urina o que pode acontecer devido a problemas como pedras nos rins ou pressão alta descompensada. Nestes casos, é muito importante consultar um urologista para avaliar a causa e orientar o tratamento mais adequado. 
A urina com espuma não é sinal de gravidez, mas pode indicar que a grávida tem pré-eclâmpsia, que é uma complicação que pode levar a convulsões ou coma, quando não tratada.
Principais causas da Urina com espuma e O que fazer

6 Causas comuns da urina com espuma

A urina espumando pode ter diversas causas como:

1. Urinar com muita força

Quando a bexiga está muito cheia e não se vai logo ao banheiro, a urina quando for liberada pode sair com muita força e formar espuma. No entanto, esse tipo de espuma geralmente desaparece em poucos minutos, não sendo indicativo de problemas graves.
O que fazer: Uma boa forma de descobrir se a espuma se formou pelo fluxo de urina muito rápido ou forte, é deixar o xixi no vaso por alguns minutos antes de dar descarga. Caso a espuma desapareça depois de alguns minutos, não é necessário qualquer tipo de tratamento.
No entanto, é recomendado que o xixi não seja segurado e que se vá ao banheiro sempre que sentir vontade, pois o acúmulo da urina pode aumentar as chances de infecção urinária, pedra nos rins e incontinência urinária, por exemplo.

2. Produtos de limpeza no vaso sanitário

Alguns produtos de limpeza usados no vaso sanitário podem reagir com a urina e formar espuma, não indicando qualquer tipo de problema de saúde.
O que fazer: Uma boa forma de saber se é o produto de limpeza que está causando a urina espumosa é fazer xixi em um recipiente limpo. Se não formar espuma, provavelmente é o produto, mas se formar espuma é preciso ir no médico para avaliar a causa da urina espumosa.

3. Desidratação

Quando se bebe pouca água ou se faz muito exercício seguido, pode-se ficar desidratado e, por isso, a urina fica mais concentrada e com espuma. Além disso, a urina apresenta ainda uma coloração mais escura e pode ter um cheiro mais forte. 
O que fazer: Caso se desconfie que a espuma tenha surgido por desidratação, deve-se beber cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia e beber ainda mais água quando se pratica exercício.

4. Presença de proteínas na urina

Uma das principais causas da urina espumosa é a presença de proteínas na urina. O excesso de proteínas pode ocorrer após a prática intensa de exercício físico, ingestão excessiva de suplementos de proteína ou pode ser indicativo de problemas nos rins, pressão alta não tratada e diabetes, por exemplo.
O que fazer: A presença de proteínas na urina pode ser detectada através do exame de urina simples, que é feito por meio da coleta do segundo jato de urina e enviado para o laboratório para análise. Caso seja verificada a presença de proteínas por esse teste, o médico pode recomendar a realização do exame de urina de 24 horas para verificar a quantidade de proteína liberada na urina durante o dia.
Além disso, o médico verifica a relação entre a albumina e a creatinina, por exemplo, para verificar se a causa é alteração no funcionamento dos rins, por exemplo, além de outros exames que possam indicar hipertensão ou diabetes, por exemplo.
Principais causas da Urina com espuma e O que fazer

5. Infecção urinária

Uma infecção urinária pode provocar urina espumosa quando as bactérias entram na bexiga. Além da urina com espuma, geralmente outros sintomas estão associados como dor ou ardor ao urinar, urinar com frequência e sangue na urina. 
O que fazer: Para que seja confirmada a infecção urinária, é recomendado que seja feita um exame de urina e a urocultura, que é o exame que tem como objetivo identificar qual a bactéria responsável pela infecção e indicar qual o melhor antibiótico que pode ser indicado pelo médico para o tratamento.

6. Problemas nos rins

Os rins têm a função de filtrar o sangue, resultando na produção de urina que depois é eliminada do organismo. Qualquer doença ou problema que afete os rins como infecção renal, insuficiência renal, pressão alta ou pedras nos rins, por exemplo, podem causar urina espumosa. 
O que fazer: Caso exista suspeita de uma alteração nos rins, deve-se ir ao nefrologista para fazer exames e identificar a causa, iniciando o tratamento mais adequado.
Além destas causas, aurina com espuma no homem também pode ser causada pela presença de sêmen na urina. Depois do contato íntimo, pequenas quantidades de sêmen podem ficar na uretra e ir até à bexiga quando ela está funcionando mal, causando urina espumosa. Esta situação deve ser avaliada e tratada pelo urologista.

Urina com espuma pode ser gravidez?

A urina com espuma não é sinal de gravidez, no entanto, se a mulher estiver grávida, a urina espumosa pode indicar a presença de proteínas na urina, o que pode ser sinal de pré-eclâmpsia.
A pre-eclâmpsia é uma complicação da gravidez caracterizada por pressão alta, presença de proteínas na urina e inchaço do corpo que, quando não tratada, pode causar convulsões e colocar o bebê em risco.


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.tuasaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla