Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Principais sintomas de Diabetes gestacional


Na maioria dos casos a diabetes gestacional não causa nenhum sinal ou sintoma, sendo apenas diagnosticado no momento em que a gestante realiza exames de rotina, como medição da glicose, por exemplo, com o objetivo de acompanhar a gestação. No entanto, em alguns casos a mulher pode apresentar alguns sintomas típicos de diabetes, como sede excessiva, cansaço. aumento da frequência para urinar e infecções urinárias de repetição.
A diabetes gestacional acontece com mais facilidade em mulheres que possuem histórico de diabetes, estão acima do peso, fazem uso de medicamentos hipoglicemiantes ou possuem hipertensão, por exemplo.
Principais sintomas de diabetes gestacional

Principais sintomas de diabetes gestacional

Muitas vezes a diabetes gestacional não causa sinais ou sintomas, sendo identificada apenas durante exames de rotina. Em outros casos, os sinais e sintomas da diabetes gestacional podem ser muito leves e nem serem muito considerados pela gestante, sendo os principais:
  • Ganho excessivo de peso na grávida ou no bebê;
  • Aumento exagerado do apetite;
  • Cansaço excessivo;
  • Vontade de urinar frequente;
  • Visão turva;
  • Muita sede;
  • Boca seca;
  • Náuseas;
  • Infecções frequentes na bexiga, vagina ou pele.
Nem todas as mulheres grávidas desenvolvem diabetes gestacional. Para que essa condição aconteça é normalmente necessário que a mulher possua algum fator de risco para desenvolvimento da doença, como síndrome do ovário policístico, hipertensão arterial, uso de medicamentos hipoglicemiantes, sobrepeso, diabetes gestacional em gravidez anterior e histórico familiar.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da diabetes gestacional é feito por meio de exames de sangue para verificar a quantidade de glicose circulante no sangue, devendo a primeira avaliação ser feita em jejum. Mesmo que a mulher não apresente sinais ou sintomas indicativos de diabetes gestacional, o exame diagnóstico deve ser realizado.
Além do teste de glicemia de jejum, o médico deve indicar o teste de tolerância à glicose, o TOTG, em que é verificada a resposta do organismo frente a grandes quantidades de açúcar. 

Como tratar a diabetes gestacional

Normalmente o tratamento da diabetes gestacional é feito com o controle da alimentação e a prática regular de exercícios físicos, mas por vezes, o médico pode receitar hipoglicemiantes orais ou até mesmo a insulina, se for difícil manter a glicemia controlada. É importante que o diagnóstico e tratamento para a diabetes gestacional seja feito rapidamente, pois assim é possível diminuir a ocorrência de riscos para mãe e para o bebê. 
Um bom exemplo do que se pode comer na diabetes gestacional é uma maçã acompanhada de um biscoito de água e sal ou do tipo maisena, pois esta combinação possui baixo índice glicêmico. No entanto, um nutricionista poderá indicar uma dieta adequada para diabetes gestacional. Mais informações sobre a alimentação no vídeo:

Bibliografia >

  • ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE - MINISTÉRIO DA SAÚDE. Tratamento da Diabetes Mellitus Gestacional no Brasil. 2019. Disponível em: . Acesso em 09 Dez 2019
  • ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE - MINISTÉRIO DA SAÚDE. Rastreamento e diagnóstico de Diabetes Mellitus gestacional no Brasil. 2017. Disponível em: . Acesso em 09 Dez 2019

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.tuasaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla