Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Doença Renal: Obesidade e Doença Renal Crônica




    • Karla Brandão


Obesidade e doença renal crônica


No Brasil, a obesidade vem crescendo nos últimos anos. Levantamentos recentes apontam mais de 50% da população está acima do peso, ou seja na faixa de sobrepeso e obesidade. Entre crianças, estaria em torno de 15% (Fonte: ABESO). Ainda de acordo com o IBGE, atualmente uma em cada três crianças no Brasil está acima do peso ideal.
A interação entre Obesidade, a hipertensão arterial e o diabetes mellitus (DM) tipo 2 é conhecida de longa data. Não apenas a quantidade, mas também a distribuição da gordura corporal tem importância clínica. O acúmulo de gordura em abdômen caracterizando a obesidade central ou andróide está frequentemente associado ao DM tipo 2.
Considerando que o DM tipo 2 e a HA constituem as duas principais causas de doença renal crônica (DRC), podemos identificar a obesidade como fator causal de DRC na maioria dos casos.
↪ Neste sentido, dados dos estudos NHANES I, II e III evidenciam que a prevalência de DRC apresentou incremento superior a 100%. Ademais, se avaliarmos de modo mais criterioso, constataremos que a prevalência de obesidade aumentou paralelamente ao crescimento da incidência da DRC, achado sugestivo que a obesidade é causa indireta de DRC.
✔Por outro lado, a obesidade pode levar a doença renal através de mecanismos diretos.

Embora a primeira descrição da glomerulopatia associada à obesidade mórbida tenha sido publicada em 1974, recentemente este assunto voltou a ser discutido, possivelmente pela epidemia de obesidade no mundo.

Sabe-se que, em indivíduos obesos, ocorre um mecanismo compensatório de aumento da filtração renal, para atender às elevadas demandas metabólicas decorrentes do aumento do peso corporal – resumidamente, os rins tem que “trabalhar mais”. Isto, por sua vez, leva a um aumento da pressão dentro das unidades de filtração dos rins, podendo danificar a sua estrutura e, consequentemente, levar ao surgimento de perda de proteína na urina e desenvolvimento de DRC em longo prazo.
A boa notícia é que a obesidade, bem como a doença renal crônica, é em grande parte evitável.
✔Se você está acima do seu peso ideal, procure uma nutricionista e também solicite ao seu médico a inclusão da dosagem de creatinina e de urina nos exames de rotina.

#nutriçãoemnefrologia , #nefrologia ,#proteinuria, #sindromenefrotica#nutricionistaemnefrologia #rinssaudaveis, #ReduçãoSódio,#Hipertensão #Diabetes #PacienteRenal #DoencaRenal#nutricionista_em_nefrologia #PrevencaodaDoencaRenal#ExerciciosFisicos


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla

https://www.karlabrandao.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla