Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Como identificar e tratar a Baixa temperatura do bebê

Enfermeiro




A hipotermia é a temperatura corporal abaixo dos 36º C, que é considerada a temperatura ideal. Como a área da superfície corporal de um recém-nascido é grande, em relação ao seu peso, ele pode perder calor rapidamente, especialmente em ambientes frios, havendo risco de hipotermia. 
Uma complicação da hipotermia pode ser a hipoglicemia, a acidez elevada do sangue e a morte. Por isso todos os recém-nascidos devem ser mantidos aquecidos, e este cuidado começa logo na sala de parto. A touca ou o gorro são usados para se evitar a perda de calor através da cabeça, e por isso é tão importante nos primeiros dias de vida. 
Como identificar e tratar a Baixa temperatura do bebê

Como identificar que o bebê está com hipotermia 

Para saber se o bebê está com a temperatura corporal muito baixa deve-se observar:
  • Pele fria, não somente nas mãos e nos pés, mas no rosto, braços e pernas; 
  • Cor azulada, porque o bebê fica com um tom mais azul ou cinza na pele, devido a diminuição do calibre dos vasos sanguíneos.
A melhor forma de confirmar a hipotermia é colocar o termômetro na axila do bebê. Temperatura abaixo de 35ºC é o indica essa alteração, que pode ser classificada como sendo:
  • Leve: 35 - 34ºC
  • Moderada: 34ºC
  • Grave: abaixo de 34ºC 

O que fazer se o bebê estiver muito frio 

Ao observar que o bebê está com a temperatura abaixo do ideal deve-se buscar estratégias para esquentar a criança, com roupa adequada, gorro e manta. Depois deve-se levar o bebê ao hospital para iniciar o tratamento o quanto antes. 
O bebê deve ser observado e o médico deve tentar descobrir a causa dessa baixa temperatura, que pode estar relacionada com ambiente frio e roupa inadequada, hipoglicemia, outros distúrbios metabólicos, problemas neurológicos ou cardíacos, e até mesmo uso exagerado de medicamentos para baixar a febre, 2-3 dias antes. 
O tratamento consiste em esquentar o bebê com roupas adequadas, temperatura ambiente agradável, e pode ser preciso colocar o bebê numa encubadora com luz direta para elevar a temperatura corporal. Quando a baixa temperatura do corpo acontece devido a algum problema de saúde, este deve ser solucionado o quanto antes. 

Como vestir o bebê de forma adequada 

Para evitar que o bebê fique com hipotermia deve-se vesti-lo com roupa adequada ao ambiente, mas o bebê recém nascido perde calor muito rapidamente, e por isso deve estar sempre com roupa de manga comprida, calça comprida, gorro e meias. As luvas são necessárias quando a temperatura ambiente está abaixo de 17ºC, mas deve-se ter cuidado para não colocar roupa demais no bebê e causar sobreaquecimento, que é igualmente perigoso para saúde infantil. Assim, uma boa forma de descobrir se o bebê está com a roupa adequada é colocar as costas da sua própria mão no pescoço e no peito do bebê. Se houver sinais de suor, pode-se eliminar uma camada de roupa, e se os braços ou pernas estiverem frios, deve-se acrescentar mais uma camada de roupa. 


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.tuasaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla