Powered By Blogger

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Úlceras de Pressão



São feridas ou lesões causadas pela diminuição prolongada da circulação sanguínea. Elas aparecem de uma hora para outra e levam muito tempo para cicatrizar. Quando a lesão fica necrosada (com uma crosta preta e endurecida) é chamada de escara. É comum surgir esse tipo de lesão em pacientes idosos acamados, quando estes permanecem por muito tempo na mesma posição, podendo ser mais grave em pacientes desnutridos, diabéticos e/ou com incontinência urinária ou fecal. As lesões aparecem com mais frequência nas áreas do corpo que estão em contato com a cama ou com a cadeira. Os locais mais comuns são: região final da coluna, calcanhares, tornozelos, quadril e cotovelos.
Para prevenir as úlceras é necessário estimular o paciente a mudar de posição a cada duas horas. Além disso, o alívio da pressão na pele, principalmente nas áreas de risco, como nas proeminências ósseas, é fundamental. Para aliviar a pressão pode-se usar colchão tipo “caixa de ovo” entre o colchão e o lençol e usar travesseiro ou outro material macio como apoio para as áreas de risco.
Ao mudar o paciente de posição, faça todos os movimentos com muito cuidado para não feri-lo, pois a pele de uma pessoa idosa é muito frágil. E tenha o cuidado de manter a roupa de cama sempre esticada, já que as dobras do lençol também podem ferir a pele.
A imagem pode conter: texto que diz "PEQUENAS ATITUDES SALVAM MUITAS VIDAS. ULCERAS POR PRESSAO CAUSAM OBITO EM MILHOES DE PACIENTES POR ULCERAS NÃO FAÇA SUA E PERDAS E"
O tratamento das escaras consiste na limpeza da lesão com soro fisiológico e na retirada da parte ulcerada quando estiver presente e será realizado pelos profissionais da saúde. Ao cuidador cabe, além da mudança de posição, manter a área limpa e seca e tomar os devidos cuidados no banho e na higiene da fralda, evitando contaminações da ferida pela urina e pelas fezes.
O sol ajuda na cicatrização de feridas, por isso sempre que possível leve a pessoa cuidada para tomar sol por volta de 30 minutos ou o quanto ela aguentar. Sempre antes das 10 horas ou depois da 16 horas e com filtro solar.
Caso a ferida aumente, infeccione ou apareçam novas áreas com lesão comunique a Equipe de Saúde e siga as suas orientações.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.facebook.com/groups/mentesedemencias/?source_id=1182412895193747


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla