Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

MELHOR IDADE:Direito do Idoso: perguntas e respostas sobre planos de saúde

 15 de agosto de 2022

 

 Posted by

Veja respostas às dúvidas mais comuns quando se trata de reajustes de planos de saúde!

Existem dois tipos de reajuste possíveis para os planos de saúde: os anuais (aqueles que repõem a inflação do período) e os por faixa etária, respeitando-se o limite determinado pelo Estatuto do Idoso e as condições contratuais. No caso do reajuste por faixa etária, a Agência Nacional de Saúde Complementar estabelece como isso deve ocorrer.

 

A professora da Faculdade Anhanguera, Sandra Cordeiro Molina, explica as dúvidas mais comuns com relação a planos de saúde e direitos de usuários idosos.

Planos de saúde podem aplicar reajustar de mensalidades de idosos anualmente?

Sim. A empresa pode aplicar o reajuste fixado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) — que em maio limitou em 15,5% o índice de reajuste para os planos de saúde individuais e familiares regulamentados (contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98) para o período entre maio de 2022 e abril de 2023. Esse reajuste é aquele que cobre a inflação e é cobrado de todos os beneficiários de planos de saúde individuais e familiares.

Atenção: tanto o índice de reajuste de 2021, quanto o de 2022 sofreram com os impactos da pandemia de Covid-19. Assim, para analisar o percentual calculado para o reajuste de 2022, deve ser considerado o contexto, atípico, no setor de planos de saúde nos últimos dois anos.

Planos de saúde podem cobrar reajuste por mudança de faixa etária a idoso?

Depende. Deve ser considerada para responder a essa questão a faixa etária da pessoa idosa, a data da contratação do plano de saúde e o tempo que participam desse contrato. A ANS elaborou em sua página quadro explicativo,(https://www.ans.gov.br/ )reproduzido abaixo.

 

 

Por fim, deve ser ressaltado que os contratos firmados antes de 2004 (ano em que entrou em vigor o Estatuto do Idoso) costumam aplicar reajustes para faixas acima dos 60 anos (exemplos: 61 a 65 anos, ou acima de 65 anos), em alguns casos os aumentos chegando a até 100% de reajuste; mas esses contratos podem ser contestados na Justiça.  Para contratos firmados depois de 2004, ano em que o Estatuto do Idoso entrou em vigor, a última faixa etária prevista é de 59 anos; além dessa, os planos de saúde não podem aplicar reajustes.
 fonte: assessoria de imprensa/imagem <a href=’https://www.freepik.com/photos/senior’>Senior photo created by DCStudio –

 

 

 

 

 

 

câncer de pele melanoma 

 

 

 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

https://portalplena.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla