Powered By Blogger

quinta-feira, 9 de março de 2023

Por que procurar cuidadores de idosos diminui o estresse dos familiares mesmo com um idoso que não dá trabalho

 

 Por que procurar cuidadores de idosos

 

O idoso não dá trabalho, ainda assim a família cogita ter ajuda profissional. Por que procurar cuidadores de idosos, mesmo quando cuidar do familiar parece simples, é uma opção para cada vez mais gente?

A resposta é simples: cada vez mais pessoas se preocupam com sua saúde mental.

Por que procurar cuidadores de idosos

Todo idoso, quando depende de alguma forma das pessoas próximas ou dos familiares com quem mora, de fato dá trabalho. Pode não ser algo extenuante fisicamente, mas é verdade que as atividades de vida diária exigem que o familiar esteja presente de corpo e mente ao lado de seu ente querido o tempo todo, por vezes 24 horas por dia.

Oferecer a alimentação, fazer a higiene pessoal, acompanhar em caminhadas, tudo isso dá trabalho e cobra atenção. Esse trabalho se acumula, a necessidade de atenção contínua cansa a mente, e muitas vezes chega-se à conclusão de que, para cuidar do idoso, é necessário (cada dia mais) negligenciar a si próprio.

Situações cotidianas começam a gerar estresse, que tende a se acumular, e é assim que diminui (dia após dia) a qualidade de vida de quem reside com o idoso.

 

Se a situação não for bem administrada, pode-se chegar a extremos, por exemplo, com filhos tão assoberbados com o cuidado aos pais que já não aproveitam mais a presença deles. Alguns filhos chegam a pensar que só terão paz quando os pais se forem!

Um sentimento de culpa pode se instaurar (saiba porque a culpa é tão comum dentre os familiares que cuidam de seus pais e avós). Apesar disso, não incomum, quem não reside com a pessoa assistida frequentemente repete que o “idoso não dá trabalho”.

Idoso que não dá trabalho

Idoso que não dá trabalho é lenda: se for na sua casa, sempre vai dar trabalho. E muito!

Cuidar de idosos não é como cuidar de crianças, mas, assim como no caso dos pequenos, exige dedicação integral.

Porém, diferente do cuidado aos pequenos, não existe uma rede de apoio prontamente disponível para ajudar os pais nas tarefas cotidianas: vizinhos, creches, escolas, psicólogos, colônia de férias, avós…

Mesmo quando não há uma grande demanda física, a demanda mental estará sempre rondando os “cuidadores familiares”: eles simplesmente não podem se desligar, afinal, o idoso dependente é responsabilidade de quem o acompanha.

É como dormir com um olho sempre aberto: nunca será uma noite de sono recuperadora. É exatamente assim que muita gente se sente em função do cuidado a um “idoso que não dá trabalho”.

Porque ter um cuidador de idosos em casa

Veja algumas situações que, identificadas no seio familiar, são esclarecedoras sobre porque ter um cuidador de idosos em casa pode ajudar você e sua família:

  • Amo meus avós mas estou cada vez mais estressada em função do cuidado com eles;
  • Cuido de meus pais e não consigo descansar nem aos finais de semana;
  • Estou preocupado com meu pai idoso e isto tem atrapalhado meu sono;
  • Eu e meu irmão estamos trabalhando e estudando muito e não temos tempo para cuidar da minha mãe;
  • Meus irmãos não ajudam no cuidado com papai e mamãe, que já estão senis;
  • Meu cuidador particular conseguiu um outro emprego e não conheço ninguém de confiança para cuidar de meu avô;
  • Meu cuidador de idosos precisa tirar férias e preciso de um cuidador folguista;
  • É a segunda vez que minha avó cai esta semana, estou com medo que quebre um braço ou uma perna;
  • Não tenho mais vida social desde que passei a cuidar de minha mãe;
  • A cuidadora de idosos que contratei não veio trabalhar;

  • Gasto cada vez mais com cuidadores de idosos mas isto não se reflete em mais qualidade de vida para meus idosos queridos;
  • Não tenho mais tempo para cuidar de mim, só tenho tempo para cuidar de meus pais;
  • Meus pais ofereceram o melhor para mim, só posso retribuir todo esse cuidado a eles;
  • Deixei minha mãe internada no hospital e deram uma medicação errada, preciso de alguém que acompanhe isso;
  • Faço o que posso mas não é suficiente. Estou cansada, preciso de ajuda!

Idoso que não dá trabalho só existe na casa do vizinho. Lembre-se da velha máxima das companhias aéreas:

Em caso de despressurização da cabine, máscaras de oxigênio cairão automaticamente do teto. Ajuste a sua ao rosto e, só então, auxilie outras pessoas

 

 Você não vai ajudar ninguém sem, antes, cuidar de si mesmo. O segredo sobre porque procurar cuidadores de idosos jaz neste ponto: dar condições físicas e psicológicas, ao familiar, de acompanhar seu ente querido, para que o final da vida dessa pessoal tão especial não se torne um fardo pesado demais.

 

Adriano Colodette Machado

Fundei a Acvida em 2012 após uma necessidade familiar. Por mais de doze anos, minha avó paterna, Dona Benedita, precisou de acompanhamento por cuidadores. Nossa família encontrou todo tipo de dificuldade para atendê-la: pequenos furtos, profissionais pouco qualificados, até maus tratos. Não foi fácil. Mas contornamos os problemas e conseguimos oferecer a ela todo o carinho e conforto que merecia. Percebi uma demanda reprimida por serviços profissionalizados, e com minha experiência em negócios (desde 2003) criei a Acvida. No Blogdocuidado vou compartilhar essa bagagem com nossos leitores. Espero que gostem ;-)

 

    Adesivo

 

 

 


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs.

Carla

https://acvida.com.br/ac

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla