Nossos rins precisam de cuidados especiais. Por desenvolverem atividades muito específicas, eles precisam estar sempre trabalhando em perfeitas condições, pois nenhum outro órgão do nosso corpo pode desenvolver as mesmas atividades que eles desempenham. Mesmo alimentando-se de forma saudável e variada, consumindo diariamente pelo menos dois litros de água e praticando exercícios físicos regularmente, existem alguns fatores que aumentam a possibilidade de problemas e insuficiências renais. Os principais são:
- Hipertensão Arterial
A pressão arterial alta é uma condição sem cura que causa problemas de saúde em várias partes do corpo, inclusive nos rins. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a pressão arterial alta é responsável por aproximadamente 35% dos casos de doenças renais crônicas do país. A hipertensão prejudica a atividade dos rins e, uma vez que os rins também trabalham no controle da pressão, isso acarreta numa bola de neve: a pressão alta atrapalha o funcionamento dos rins; e eles, não funcionando bem, diminuem o controle da pressão. Isso acaba aumentando ainda mais a pressão e piorando ainda mais as funções dos rins.
- Diabetes
Diabetes é uma doença que faz o corpo não conseguir mais transportar a glicose do sangue para as células, fazendo com que haja um acúmulo enorme de glicose na corrente sanguínea. Esse excesso começa a grudar nas paredes de artérias e veias, aumentando a pressão arterial e desenvolvendo a hipertensão; também entope vasos sanguíneos dos rins, piorando o sistema de filtragem do sangue
- Idade
A idade também aumenta a chance de desenvolvimento de problemas nos rins. Segundo a SBN, os rins perdem, em média, 1% das suas funções anualmente após a pessoa atingir os 40 anos. Aproximadamente 31% dos brasileiros que sofrem insuficiência renal possuem mais de 65 anos
- Tabagismo
O cigarro oferece riscos astronômicos à saúde de todo o corpo, inclusive para os rins. Além de aumentar a pressão arterial e aumentar o risco de desenvolvimento de hipertensão, o consumo de tabaco pode bloquear os vasos sanguíneos dos rins, dificultando o trabalho dos órgãos.
- Fatores congênitos e hereditários
Sim, algumas doenças e insuficiências renais estão conectadas com o histórico familiar. A doença nos rins que está associada a fatores hereditários é a doença renal policística. Outro problema que também pode ser desencadeado de forma congênita é a de formação de cálculos renais nos rins. A insuficiência renal acontece de forma silenciosa. Quando os sintomas mais claros de doenças renais começam a aparecer, os rins já estão trabalhando apenas com 15% a 20% da sua capacidade. Por isso é muito importante os cuidados com a saúde e com o estilo de vida em todas as idades. Para os que possuem diabetes, hipertensão, histórico familiar de problemas renais ou já possuem uma idade mais avançada, os cuidados devem ser dobrados: deve-se adotar um estilo de vida saudável e fazer exames médicos frequentes, além de consultar especialistas regularmente.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
https://www.prorim.org.br/blog-artigos/E-BOOK
https://www.sbn.org.br/dia-mundial-do-rim/dia-mundial-do-rim-2023/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla