O INÍCIO COSTUMA SER PELA PERDA DE MEMÓRIA, MAS TAMBÉM PODE SE MANIFESTAR EM OUTRAS ÁREAS DA COGNIÇÃO OU EM ALTERAÇÕES DE COMPORTAMENTO
ESQUECIMENTO:
Os problemas de memória podem iniciar-se sutilmente e a pessoa muitas vezes tende a compensá-los com anotações, lembretes etc.
Quanto maior a escolaridade, mais facilmente haverá compensação dessas perdas. um bom exemplo é o déficit de linguagem, quando alguém com bom recurso linguístico, ao esquecer um sinônimo, facilmente utiliza outro, garantindo, assim, a comunicação.
O que fazer?
É possível que a pessoa saiba que “algo errado” está acontecendo com sua memória.
Você deve estimular o diálogo, o uso da agenda diária com anotações de compromissos e observar as dificuldades.
Caso ela tenha ciência do diagnóstico, conversar sobre doenças crônicas que podem progredir conforme a adequação de medicações e estímulos recebidos.
Como exemplos temos o diabetes mellitus e a AIDS, entre outras. Pensando em enfermidades de alta morbidade, que são doenças crônicas com baixo índice de mortalidade, mas que podem trazer dependências importantes para seus portadores, é preciso considerar que todas elas podem evoluir bem ou mal, daí a importância de se utilizarem todos os recursos possíveis e disponíveis atualmente.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
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