Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de maio de 2023

ALZHEIMER: ATIVIDADES DO DIA A DIA

 Pode ser uma imagem de texto que diz "ALZHEIMER: ATIVIDADES DO DIA A DIA"

É importante que as pessoas com Alzheimer sejam estimuladas a colaborar com tarefas rotineiras e familiares, para que se sintam incluídas socialmente e mantenham ao máximo uma certa autonomia. Além disso, atividades intelectuais, como ler e fazer palavras cruzadas, podem exercitar o cérebro, ajudando a retardar o avanço da doença.
Exercícios físicos (como fisioterapia, pilates e caminhada) são benéficos e existem estudos clínicos que mostram redução do ritmo de declínio das capacidades em médio e longo prazo, de acordo com a dra. Maramélia.
Cursos rápidos, aulas de culinária, jogos lúdicos e participação em grupos de discussão, especialmente nas fases iniciais, também são ações positivas. “Tudo isso tem o potencial de aumentar a ‘reserva cognitiva’ das áreas cerebrais ainda não afetadas, ainda que se trate de uma doença degenerativa. Ou seja, mesmo sabendo que haverá deterioração, a estratégia é reduzir a velocidade do declínio”, explica a médica.
Segundo a professora de educação física Juliana Corrêa, de 30 anos, que teve seu pai, Telmo Pinho, de 60 anos, foi diagnosticado em 2013, aos 55, o mais difícil são os cuidados com higiene e a necessidade de atenção, que deve ser em tempo integral. Telmo quer ir embora toda hora, fica andando pela casa e tirando as coisas do lugar. Além disso, ele acorda cedo e não dorme durante o dia, portanto demanda muitas horas de dedicação. “Não podemos deixá-lo sozinho, o que torna muito difícil a vida do cuidador, que no caso é a minha mãe. Ela simplesmente parou a vida para cuidar dele e isso acontece com todos os que têm alguém com Alzheimer.”
É interessante organizar o que será feito no dia a dia, criando uma rotina para o paciente.
De acordo com a Alzheimer’s Association, atividades estruturadas e agradáveis ajudam a reduzir a agitação e melhoram o humor. Mas, antes de fazer um plano, leve em consideração os gostos, interesses e habilidades do paciente. À medida que a doença avança, ele pode enfrentar mudanças em suas habilidades. Conforme isso acontece, é preciso observar e ter flexibilidade para ajustar sua rotina. Se um paciente tem a jardinagem como hobby, é importante estimular essa atividade, mas conforme se observa a dificuldade para cuidar de todo o jardim, pode-se diminuir a quantidade de plantas, por exemplo.
É possível relacionar os passatempos à antiga profissão do idoso ou preservar hábitos que ele já tinha antes, como tomar café lendo o jornal. É importante notar que não necessariamente o paciente precisa ter entendimento completo da atividade. Ele não precisa compreender plenamente as notícias que lê, mas ainda assim o hábito pode permanecer como um momento agradável.
Vale sempre observar suas reações para identificar as atividades que mais ele aprecia. Algumas sugestões:
✅ Assistir a programas de TV;
✅Ajudar a cuidar do jardim;
✅Pintar telas;
✅Executar tarefas domésticas básicas, como pôr a mesa do jantar ou varrer o chão da cozinha, que fazem com que a pessoa se sinta útil.

 

 


 

 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

https://www.facebook.com/groups/2117077458331276/?__cft__[0]=AZX8rxMEbj6lqBa19NhYD7Igf_2H_wnPe1DGzPYdpIVPvQZiLSDeOKAxlt7In_tG2LTscCo-2rHpnOVBKcdNmoHd6Eg30C6gcz271BPith2K1HwNuitEd03zwfmjh-7tc45Kw8Qt6ZtHyYz8ZMh1W46N&__tn__=-UC%2CP-R


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla