Powered By Blogger

terça-feira, 16 de maio de 2023

ENGASGOS

 

A disfagia orofaríngea é uma condição que provoca dificuldade de deglutição, ou seja, de engolir (alimentos líquidos ou sólidos). Pode afetar bebês, crianças e adultos, ocasionando complicações como desnutrição e desidratação. Além disso, a disfagia em idosos, bem como em pessoas de qualquer idade, pode provocar um quadro de pneumonia que, dependendo do estado do paciente, pode ser fatal. Isso ocorre porque o bolo alimentar naturalmente passa da boca para a faringe, mas com a disfagia orofaríngea o alimento pode penetrar na laringe, levando o paciente a aspirar o alimento, que acidentalmente vai para os pulmões e pode evoluir para uma pneumonia.
A condição afeta principalmente pessoas com doenças neurológicas, como derrame, Parkinson e paralisia cerebral, bem como pessoas com tumores ou traumas da boca ou garganta. No entanto, o processo de envelhecimento contribui para o enfraquecimento muscular, o que provoca mudanças fisiológicas que interferem no processo de deglutição. A falta de dentes ou problemas com próteses e implantes também pode prejudicar o processo de mastigação e deglutição. Por isso, a terceira idade deve estar atenta ao problema.
IDOSO: VEJA ALGUNS SINTOMAS DA DISFAGIA OROFARÍNGEA
• Dificuldade em iniciar a deglutição; • Tosse durante ou após a alimentação; • Engasgos constantes com alimentos ou saliva • Excesso de saliva • Sensação de algo parado na garganta; • Pneumonias de repetição. • Perda de peso involuntária; • Cansaço e falta de ar ao se alimentar • Voz alterada ou rouca após a alimentação
QUAL O TRATAMENTO?
De acordo com o Hospital Sírio Libanês, o tratamento do paciente disfágico pode envolver medidas fonoterápicas, clínicas ou cirúrgicas. Fazem parte do tratamento modificações dietéticas, adaptação de manobras e terapias facilitadoras da deglutição, uso de medicações e aplicação de toxina botulínica para diminuir a quantidade de saliva e até alguns procedimentos cirúrgicos.
IDOSO: SAIBA COMO AGIR EM CASO DE ENGASGO
Há uma manobra que deve ser feita nesse caso, tanto em bebês, quando em crianças e adultos: a Manobra de Heimlich. Ela provoca uma elevação do diafragma e aumenta a pressão nas vias aéreas, forçando a saída do corpo estranho e salvando, frequentemente, a vida da pessoa que se engasgou.
Se você desconfiar que está com disfagia, procure imediatamente um médico, já que a condição exige o acompanhamento de fonoaudiólogo e nutricionista.
 
 
 
 

 

 

 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

https://www.facebook.com/groups/356844134420305/user/100009920859362/?__cft__[0]=AZWyiL9oKsfU8Shl9pH5Te9k9C20-q1NEfitJ7i0y-rEc2MvAJ0x1c_L5E36PzWoWBjw3MdyDiiREsAxG7ek5gp8dz6RXr2DOOvZwzRqW4ketClkxt-JG7bdhtxudcAO_Y_pUZppOaQPxU_ut0heHHT8JeBYLW_hhYCGHPzK-XeYFZgKpO0zIu0pkFsN3XjW82c&__tn__=-UC%2CP-R 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla