Dia Mundial do Hemofílico: saiba mais sobre a hemofilia
O Dia Mundial do Hemofílico ou Dia Mundial da Hemofilia é comemorado em 17 de abril e, como outras datas relacionadas a questões e problemas de saúde, tem o objetivo chamar a atenção e ampliar a discussão sobre assuntos relacionados à doença.
O dia 17 de abril foi escolhido para celebrar o “Dia Nacional da Hemofilia”, pois foi quando nasceu Frank Schnabel, hemofílico e fundador da Federação Mundial de Hemofilia. Schnabel atuou pela melhoria da qualidade de vida dos hemofílicos.
Então, que tal aproveitar o momento para saber mais sobre a hemofilia? Você certamente já ouviu falar na doença, mas é provável que, se não conhecer alguém que a tenha saiba pouco sobre ela.
A hemofilia é uma doença genética causada pela ausência dos fatores VIII ou IX da coagulação, que provoca um sangramento por mais tempo nos portadores da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem cerca de 12 mil pessoas que sofrem com a doença.
As pessoas portadoras de hemofilia costumam apresentar, além das dificuldades de coagulação em ferimentos, sangramentos internos, principalmente nas articulações e músculos. Se não tratadas, as hemorragias podem causar deformidades nas articulações e deficiências físicas.
Existem dois tipos de hemofilia, tipo A ou B. O que diferencia um do outro é o fator de coagulação que a pessoa deixa de produzir naturalmente. Considerada rara, a hemofilia afeta geralmente homens. Os sintomas mais comuns são sangramentos musculares e nas articulações e hematomas.
O diagnóstico é feito através de um exame laboratorial que verifica a dosagem do fator de coagulação no sangue. A doença pode ser classificada em hemofilia A ou B dependendo da ausência dos fatores apresentados no exame.
Fonte: Ministério da Saúde
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.calendarr.com/
http://www.riocomsaude.rj.gov.br/site/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla