17 de jan. de 2022
Neí Maria Garcia
Pacientes idosos acometidos ou não por demência podem no decorrer da idade e da patologia apresentarem inchaços nos membros inferiores, especialmente no terço distal das pernas, tornozelo e pé.
Um edema que limita a mobilidade e também gera dor, pois quando o paciente retém por dias, meses, acaba que as proteínas, macromoléculas e ions ficam estagnado no interstício celular.
O que podemos fazer para mudar esse quadro?
Colocar o paciente em pé e dentro das suas possibilidades, dar alguns passos ou fazer uma caminhada mesmo que seja curta.
Suponhamos que não é mais possível caminhar, então faça exercícios de bombeamento de panturilha, faça exercícios que envolva movimentos de quadril, joelho e pé, evite roupas apertadas, evite ficar muito tempo sentado ou deitado fazendo o fechamento dos linfonodos.
As atividades com pacientes idosos precisam de disciplina do cuidador familiar e profissional, pois muitos idosos vão ficando acomodados e depois de um certo tempo fica muito difícil tirar eles da cama ou do cadeira.
A técnica de drenagem linfática manual também é importante, mas só deve ser feita por um profissional capacitado, pois é uma terapia manual.
demência
#alzheimer #cuidadoresdeidosos #fisioterapia #cuidadorfamiliar #edema #pes2021 #imobilização#caminhada#bombeamento#panturilha#linfonodos#drenagemlinfatica#avaliação#tratamento
https://youtu.be/4Eh3_HwX_CQ
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://youtu.be/4Eh3_HwX_CQ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla