12/03/20 - 15:13
O que é Pressão Arterial
A pressão arterial é a pressão que o sangue exerce sobre parede das artérias. Ela é medida em milímetros de mercúrio. Em sua análise são determinadas duas pressões: uma máxima (sistólica), quando o coração se contrai, bombeando sangue pelas artérias, e outra mínima (diastólica), quando ele se dilata.
Hipertensão arterial, também chamada de pressão alta, ocorre quando uma pessoa apresenta elevação sistemática da pressão arterial. Elevações pontuais, isoladas, são fisiológicas, e podem ocorrrer associadas a situações de esforço físico, estresse emocional, dor, etc, e não tornam a pessoa um hipertenso. É preciso que a elevação da pressão arterial seja sustentada. Atualmente o valor normal de pressão arterial é menor que 120 x 80 mmHg (12 por 8). Valores entre 120 e 129 mmHg de pressão sistólica e < 80mmHg são classificados como Pressão Arterial Elevada. Níveis acima de 130/80 mmHg já são classificados como Hipertensão Arterial.
Quais as causas?
Na grande maioria dos casos não há uma causa conhecida (hipertensão arterial primária). Mas, sabe-se que há muitos fatores que podem ser os responsáveis:
- Genética (hereditariedade)
- Idade - quanto maior a idade maior o risco
- Peso - obesidade é um importante fator de risco
- Sedentarismo (falta de atividade física)
- Sal - consumo excessivo de sal (sódio) contribui para o desenvolvimento e agravamento da HÁ
- Álcool (consumo em grandes quantidades)
- Tabagismo - fator de risco comum a muitas doenças cardiovasculares
- Estresse (ansiedade, angústia, depressão, excesso de trabalho e falta de descanso) contribui para a elevação da pressão arterial.
A HA tem sintomas?
Hipertensão arterial não costuma causar sintomas.
Em grande parte das vezes o surgimento de determinados sintomas que muitos, de maneira equivocada, consideram associados à doença, é uma mera coincidência, a exemplo de: dores de cabeça, sangramento pelo nariz, tontura, rubor facial e cansaço.
Nos casos em que a pessoa apresentar uma hipertensão arterial grave ou prolongada, sem tratamento, podem ocorrer alguns sintomas como dores de cabeça, vômito, falta de ar, agitação e visão borrada, os quais são decorrentes do acometimento de algum órgão-alvo (lesões que afetam o cérebro, os olhos, o coração e os rins).
Quais as consequências da HA?
A hipertensão se não for tratada pode, a longo-prazo, contribuir para o surgimento de AVC (acidente vascular cerebrais ou derrames cerebrais), doenças do coração, como infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), insuficiência renal (paralisação dos rins) e alterações na visão que podem levar à cegueira.
As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento com adequado controle da pressão.
Como tratar?
Referências:
1. 2017ACC/AHA/AAPA/ABC/ACPM/AGS/APhA/ASH/ASPC/NMA/PCNAGuideline for the Prevention, Detection, Evaluation, and Management of High Blood Pressure in Adults: A Report of the American College of Cardiology/American Heart Association Task Force on Clinical Practice Guidelines.J Am Coll Cardiol 2017;Nov 13
2. Malachias MVB, Souza WKSB, Plavnik FL, Rodrigues CIS, Brandão AA, Neves MFT, et al. 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial. Arq Bras Cardiol 2016; 107(3Supl.3):1-83
3. Site fonte: http://www.sbcfeiradesantana.com.br/hipertensao-arterial/hipertensao-arterial/
abs
Carla
https://prev-one.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla