por Jornalismo SBEM em 9 de junho de 2022
Com o objetivo de orientar profissionais de saúde, pacientes e gestores públicos, a SBEM e a SOBRAPE – Sociedade Brasileira de Periodontologia – publicaram, recentemente, as diretrizes sobre como deve ser feito o direcionamento de pessoas com diabetes no tratamento de doenças periodontais.
O documento, intitulado Manejo clínico da inter-relação diabetes e periodontite: diretrizes conjuntas da Sociedade Brasileira de Periodontologia (SOBRAPE) e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), foi publicado na versão eletrônica do Brazilian Journal of Periodontology e também está disponível para consulta no site da SOBRAPE (sobrape.com.br).
As diretrizes foram criadas a partir das comissões formadas por membros das suas sociedades médicas. Pela SBEM, participaram das reuniões o membro da Comissão Científica da SBEM e diretor do Departamento de Dislipidemia e Aterosclerose, Dr. Joaquim Custódio, Dra. Cristina da S. Schreiber, Dr. Luiz Antônio de Araújo e Dr. Cristiano Barcellos.
De acordo com o Dr. Joaquim Custódio, no documento são encontrados os fluxos de encaminhamentos relacionados ao diabetes e às doenças periodontais.
“Foi pensado qual o perfil da pessoa com diabetes que precisa de uma avaliação mais imediata, qual precisa de um rastreio ou até mesmo uma avaliação mais rotineira”, explica..
A ideia, segundo o especialista, é que a aplicação das diretrizes proporcione uma abordagem mais completa, tendo como consequência a melhora da qualidade de vida de quem tem diabetes e dos parâmetros médicos, com possível redução de custos para toda atividade médica e odontológica.
Segundo o médico, a proposta é que as orientações sejam o início de uma maior inter relação das temáticas relacionadas à Endocrinologia em diabetes com doenças periodontais.
“A nossa ideia é que essas diretrizes possam reverberar em outras ações, incluindo campanhas de educação, afinal, esse tipo de doença ainda é uma complicação do diabetes pouco falada”, afirma.
A periodontite é uma doença inflamatória crônica multifatorial, associada a um biofilme disbiótico, que leva à perda dos tecidos de sustentação dos dentes.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.endocrino.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla