03/08/2022
Hipotireoidismo congênito é um distúrbio metabólico sistêmico do recém-nascido, que causa deficiência na produção ou na ação dos hormônios tireoidianos, tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), gerando uma redução do metabolismo como um todo.
Esses hormônios estão relacionados com o funcionamento de vários órgãos e sistemas, além de ter papel fundamental na maturação do sistema nervoso central.
Podendo ser diagnosticado precocemente através do teste do pezinho, que deve ser realizado em todos os recém-nascidos, sendo essencial para rastrear doenças como o hipotireoidismo congênito, fibrose cística, hiperplasia adrenal, entre outras doenças.
Os sintomas surgem de forma lenta: comprometimento respiratório, icterícia prolongada, hipotermia transitória, dificuldade de sucção, letargia, sono em excesso, constipação, retardo na maturação óssea e dentição, deficiência de ganho de estatura/peso e hérnia umbilical.
Se não for tratada adequadamente, pode causar retardo mental grave, falha no crescimento e Distúrbios Neurológicos.
As crianças diagnosticadas e tratadas precocemente, dificilmente desenvolverão os sintomas da doença.
Se o seu filho tem hipotireoidismo congênito, deve ser acompanhado por um Endocrinologista Pediátrico para tratamento adequado.
Dr. Thiago Santos Hirose
CRM 126047
Pediatra 39736 e Endocrinologista Pediátrico 39736-1
#DrHirose #ThiagoHirose #pediatra #endocrinologistapediatra #endocrinologia #RibeirãoPreto #diabetes
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.facebook.com/Dr.Hirose.Endocrinologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla