Impactos: Saúde (IARC(https://gco.iarc.fr/causes/obesity/home), World Cancer Research Fund(https://www.wcrf.org/diet-activity-and-cancer/risk-factors/obesity-weight-gain-and-cancer/) e World Obesity Atlas(https://www.worldobesity.org/resources/resource-library/world-obesity-atlas-2022).
- Aproximadamente dois bilhões de adultos vivem com alto índice de massa corporal (IMC), incluindo 800 milhões que vivem com obesidade (definida como IMC 30).
- Espera-se que um bilhão de pessoas em todo o mundo, incluindo 1 em cada 5 mulheres e 1 em cada 7 homens, vivam com obesidade até 2030.
- Os países de baixa e média renda são os mais afetados, pois o número de pessoas que vivem com obesidade mais que dobrou desde 2010 e até triplicou em países de baixa renda
- A obesidade está ligada a 12 tipos de câncer, destacando-se: boca, faringe e laringe; esofágico;estômago; pancreático; vesícula biliar; fígado; cólon e reto; câncer de mama pós-menopausa;câncer do ovário; câncer de endométrio ou útero; próstata; e cânceres renais.
- Os cinco principais tipos de câncer para mulheres em que a obesidade é um fator de risco são os cânceres de mama, útero, vesícula biliar, rim e cólon
- Os cinco principais tipos de câncer para homens nos quais a obesidade é um fator de risco são os cânceres de cólon, rim, reto, pâncreas e esôfago
- As pessoas com obesidade são muitas vezes vítimas de estigma e discriminação, inclusive em ambientes médicos (Federação Mundial de Obesidade)
- Múltiplos fatores contribuem para a obesidade que estão além do controle de um indivíduo.Além de predisposições genéticas, um ambiente alimentar tóxico e uma má educação nutricional que contribuem para o excesso de peso (Healthline).
- Escolhas de alimentos não saudáveis tendem a ser menos caras (cerca de US$ 1,50 mais barato por dia do que alimentos saudáveis, de acordo com uma análise de 27 estudos em 10 países) e mais convenientes (mais rápidos para cozinhar ou comprar), além de satisfazer mais facilmente o desejo por sal ou açúcar (Plutus Foundation)
A indústria de alimentos e bebidas
- Os restaurantes de fast-food gastaram US$ 5 bilhões em publicidade total nos EUA em 2019, um aumento de mais de 9% em relação a 2012. (Fast Food Facts 2021)
- A publicidade continua a visar desproporcionalmente a juventude hispânica e negra, e os restaurantes de fast-food não promovem ativamente itens de menu mais saudáveis. Nos EUA, em 2019, crianças na idade de pré-escola, demais crianças e adolescentes assistiram em média 2,1 a 2,3 anúncios de fast-food na TV por dia, e pré-escolares, crianças e adolescentes negros assistiram aproximadamente 75% mais anúncios de fast-food na TV do que seus colegas brancos.
- A indústria de alimentos não saudáveis frequentemente financia pesquisas que apoiam resultados favoráveis aos seus negócios; por exemplo, estudos financiados pela Coca-Cola relataram nenhuma associação de bebidas açucaradas com diabetes. (World Nutrition Journal)
- Um estudo realizado na Índia descobriu que a maioria dos alimentos embalados e itens de fast-food continham níveis perigosamente altos de sal e gordura, muito acima dos limites estabelecidos pela Autoridade de Segurança Alimentar e Normas da Índia (Centro de Ciência e Meio Ambiente, Índia
Compromissos Globais
- Em 2013, os governos concordaram com um conjunto de metas voluntárias para reduzir as DNTs que pretendiam alcançar até 2025, incluindo reduzir a prevalência da obesidade para os níveis de 2010. Todos os países estão significativamente longe disso, com a maioria tendo menos de 10% de chance de atingir essa meta
- Na UE(UNIÃO EUROPÉIA), existem várias políticas legislativas ou voluntárias (autorregulação da indústria) para abordar a ingestão de açúcar e restringir a comercialização de alimentos com alto teor de açúcar, sal e gorduras para crianças; um grande esforço de autorregulação da indústria é o termo de compromisso EU Pledge.
FONTE: https://www.uicc.org/sites/main/files/atoms/files/WCD2023-Ficha%20alimentos%20ultraprocessados.pdf
FONTE:
https://www-uicc-org.translate.goog/what-we-do/convening/world-cancer-day?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc
CÂNCER BILIAR, LÚPUS, LEUCEMIA
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla