Se você tem mais de 65 anos e foi diagnosticado com câncer, saiba que não está sozinho. Na verdade, a maioria das pessoas diagnosticadas com câncer e a maioria dos sobreviventes de câncer têm mais de 65 anos. Por causa disso, a maioria das equipes de tratamento de câncer tem experiência no tratamento de pessoas mais velhas. Isso significa que eles geralmente sabem como o envelhecimento pode afetar o câncer e o tratamento do câncer. Em alguns lugares, também existem especialistas que podem fornecer ajuda adicional para idosos.
Ao escolher um médico para cuidar do câncer , você pode perguntar sobre a experiência dele no tratamento de adultos com mais de 65 anos e sobre quaisquer preocupações específicas que possa ter. Você também pode optar por trabalhar com um médico especializado no tratamento de idosos.
Sua saúde geral e tratamento do câncer
Sua idade é apenas um dos muitos fatores que sua equipe de tratamento do câncer considera ao planejar seu tratamento. Sua saúde geral é ainda mais informativa do que apenas sua idade. O melhor plano de tratamento do câncer para você depende do seu diagnóstico específico, sua saúde geral e quaisquer outras condições médicas que você possa ter. Sua equipe de saúde também considerará seu estilo de vida, seus objetivos, apoio social e outros fatores.
Mas há desafios que são mais comuns quando você é mais velho. Saber sobre esses desafios e como eles podem afetar o câncer e o tratamento do câncer é importante.
Antes de iniciar o tratamento contra o câncer, sua equipe de saúde precisa obter uma visão completa de sua saúde geral. Isso pode incluir sua equipe de tratamento aprendendo sobre:
-
Seus níveis de atividade
-
Sua nutrição e hábitos alimentares
-
Se precisar de ajuda com as tarefas da vida diária
-
Outros problemas de saúde, chamados condições coexistentes
-
Problemas de visão ou audição
-
Habilidades cognitivas, incluindo problemas de memória
-
Uma história de quedas
-
sua saúde emocional
-
Internações hospitalares recentes
-
Os medicamentos que você está tomando
-
Suas prioridades de saúde e metas de tratamento
-
Se você mora sozinho ou com outras pessoas
Durante uma de suas primeiras visitas com sua equipe de tratamento do câncer, eles farão perguntas e um exame físico. Esta é uma parte importante de como eles aprendem sobre sua saúde geral. Alguns centros de atendimento também farão uma avaliação especial, chamada avaliação geriátrica ou GA.
Uma avaliação geriátrica é um conjunto de pesquisas sobre os fatores listados acima. Eles podem pedir que você conclua tarefas como andar, equilibrar e ficar de pé. Essas avaliações procuram problemas de saúde que ocorrem com mais frequência após os 65 anos e que são especialmente comuns em adultos com mais de 75 anos. Abordar essas preocupações antes do tratamento pode melhorar os resultados de saúde.
Durante esta visita, sua equipe de saúde também desejará aprender sobre suas condições coexistentes. Estas são quaisquer condições de saúde que você tenha além do câncer. Muitas condições são mais comuns em adultos com mais de 65 anos. Estas incluem:
-
Pressão alta
-
Doença cardíaca
-
Doença pulmonar
-
Diabetes
-
Doença renal
-
Artrite
Condições coexistentes e a medicação para tratá-las podem ter um impacto importante no câncer e nos tratamentos contra o câncer. Sua equipe de tratamento do câncer precisa estar ciente de todos os medicamentos que você está tomando, incluindo prescrições, medicamentos de venda livre e quaisquer suplementos. Isso é para evitar interações medicamentosas, efeitos em outras condições e efeitos colaterais indesejados. Eles também perguntarão como entrar em contato com os profissionais de saúde que estão tratando você para essas outras condições. Saiba mais sobre condições coexistentes e câncer .
Como o tratamento do câncer pode diferir quando você é mais velho
O tratamento do câncer pode ajudar pessoas de qualquer idade e a idade nunca deve ser o único fator considerado na criação de um plano de tratamento. Mas também é sabido que o tratamento do câncer pode ser mais desafiador e complicado para os adultos mais velhos. Por exemplo, os adultos mais velhos têm maior probabilidade de sofrer efeitos colaterais graves do tratamento.
É por isso que você, sua família e seu médico devem tomar decisões juntos sobre qual é o melhor plano de tratamento. Isso é chamado de "tomada de decisão compartilhada". Algumas das maneiras comuns pelas quais os tratamentos de câncer podem afetar os adultos mais velhos são explicadas abaixo.
Terapias com medicamentos. Os medicamentos podem ser administrados através da corrente sanguínea para atingir as células cancerígenas em todo o corpo. Isso é chamado de terapia sistêmica. Esses tipos de tratamentos afetam todo o seu corpo. Exemplos incluem quimioterapia, terapia hormonal, imunoterapia e terapia direcionada. Todos eles podem causar efeitos colaterais. Pacientes mais velhos e mais jovens têm respostas semelhantes às terapias sistêmicas em seus cânceres, mas quanto mais velho você for, mais frequentes e difíceis podem ser os efeitos colaterais. Esses efeitos colaterais costumam ser chamados de "toxicidades". Outros medicamentos que você está tomando também podem afetar o tipo e a força da terapia sistêmica que você pode tomar com segurança.
Cirurgia. A cirurgia e a anestesia, o remédio que você recebe para bloquear a dor durante a cirurgia, trazem pequenos riscos para todos. Mas quanto mais velho você for e quanto mais extensa for a cirurgia, maior a probabilidade de você ter complicações após a cirurgia. O desempenho atual do coração, rins, fígado e pulmões pode afetar se a cirurgia é ou não uma opção de tratamento recomendada. Também pode levar mais tempo para os idosos se recuperarem após uma operação, o que significa que você pode precisar de cuidados adicionais depois.
Radioterapia. A radioterapia é frequentemente usada para diminuir o risco de retorno do câncer ou para ajudar outros tratamentos, como quimioterapia e cirurgia, a funcionarem melhor para ajudar a prevenir a recorrência. Os efeitos colaterais que uma pessoa experimenta dependem de qual parte do corpo é tratada. Dependendo da sua saúde, seu médico pode recomendar tratamentos menos intensos por um tempo mais curto.
Transplante de medula óssea. Este tipo de tratamento também é chamado de transplante de células-tronco. Pode ser um tratamento eficaz para certos tipos de câncer que comumente afetam essa faixa etária, particularmente cânceres do sangue, mas é de maior risco. Saiba mais sobre transplante para adultos com mais de 65 anos .
Entenda suas opções de tratamento
Antes de decidir sobre o seu tratamento contra o câncer, você deve conhecer todas as suas opções. Estudos mostram que nem sempre são oferecidos aos idosos todos os tratamentos disponíveis. Isso pode ser devido a preocupações com efeitos colaterais, assumindo que você deseja menos tratamento devido à idade avançada ou outros motivos. Isso pode significar:
-
Ter menos testes, como biópsias, para saber a extensão do câncer. Uma biópsia é quando um médico remove uma pequena amostra de tecido e verifica se há câncer.
-
Receber tratamentos mais leves ou nenhum tratamento, embora vários estudos tenham mostrado que o tratamento do câncer ajuda os adultos mais velhos tanto quanto os mais jovens.
-
Não ser convidado para participar de ensaios clínicos de câncer. É importante que os estudos de pesquisa incluam pessoas com mais de 65 anos, para que possamos aprender quais tratamentos funcionam melhor para todos.
Não importa a sua idade, você tem o direito de conhecer todas as opções de tratamento para poder tomar a melhor decisão com a ajuda do seu médico.
Saiba mais sobre como tomar as melhores decisões sobre o tratamento do câncer .
Como se manter seguro e independente durante o tratamento do câncer
Todo mundo precisa de cuidados extras quando tem câncer. As pessoas que são diagnosticadas com câncer quando têm mais de 65 anos podem ter preocupações adicionais sobre como manter sua independência e ficar seguras em casa enquanto são tratadas para o câncer.
Existem maneiras pelas quais familiares, amigos e profissionais podem ajudar:
-
Fornecimento de transporte de e para consultas
-
Ajudar nas atividades domésticas diárias, incluindo cuidados pessoais
-
Organização e gerenciamento de papelada , incluindo rastreamento de contas médicas
-
Certificar-se de que os medicamentos em casa sejam tomados no horário e rastrear os efeitos colaterais
-
Ajudar com as refeições , incluindo compras de supermercado e preparação de refeições
-
Fazer mudanças em casa para reduzir o risco de quedas
-
Fornecer companheirismo e outro apoio social e emocional
-
Providenciar apoio espiritual
Como pagar pelo tratamento do câncer e outros custos
O tratamento do câncer pode ser caro. Você pode estar preocupado sobre como pagar pelo tratamento do câncer e outras necessidades, como moradia, serviços públicos, alimentação e suporte adicional. Muitos idosos têm renda fixa e podem não ter dinheiro para pagar pelas coisas de que precisam.
Se você está preocupado com os custos, não há problema em conversar com sua equipe de saúde. Eles podem ajudá-lo a entender quais custos são cobertos pelo seu seguro, se eles têm programas para ajudá-lo a gerenciar os custos do tratamento do câncer e/ou podem encaminhá-lo para outras organizações que podem ajudar com os custos do tratamento do câncer .
Como cuidar da sua saúde mental
Em qualquer idade, muitas pessoas têm dificuldade em lidar com o estresse e outros desafios mentais e emocionais do câncer. Você pode ter crescido em uma época em que as pessoas não compartilhavam suas experiências com depressão ou ansiedade. Você também pode se preocupar em tomar medicamentos ou trabalhar com um profissional de saúde mental. Mas cuidar da sua saúde mental é tão importante quanto cuidar da sua saúde física.
É normal experimentar desafios emocionais quando você tem câncer. Ter ansiedade não é apenas sentir-se preocupado e depressão não é apenas sentir-se triste. Eles podem ser problemas sérios que requerem ajuda. Os sintomas desses transtornos de humor podem variar de leves a graves. Quando são graves, afetam seus relacionamentos e sua vida cotidiana. Saiba mais sobre como reconhecer e tratar a ansiedade e a depressão .
CÂNCER BILIAR, LÚPUS, LEUCEMIA
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
https://www-cancer-net.translate.goog/navigating-cancer-care/adults-65/cancer-and-aging?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla