A CARTA é uma instrumento de
sensibilização e de conhecimento criado para auxiliar sobre
diabetes. Esta CORRESPONDÊNCIA deve ser visto apenas como uma fonte de informação e não se destina a substituir as orientações da
equipe de diabetes
Prezada Professora,
Escrevo essa cartinha para compartilhar com você algumas informações que poderão ajudar no dia a dia escolar do Rafael em sala de aula, na escola e no convívio com os coleguinhas.
Primeiramente, esclareço que o diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, onde o próprio organismo, por razões ainda não totalmente explicadas, passa a atacar as células beta do pâncreas, fazendo parar a produção de insulina.
A falta de insulina no organismo gera um aumento da glicose na corrente sanguínea. Para evitar isso, aplicamos doses de insulina por meio de injeções.
Num primeiro momento o Rafael não fará uso de insulina no horário de aula, caso haja aumento da glicemia além do limite previsto (200), não é preciso pânico, apenas me ligue que irei à escola aplicar a insulina.
Fora essa necessidade de insulina exógena, o Rafael é uma criança igual a todas as outras, corre, brinca, é curioso, tem bastante energia e disposição.
Ele ainda não possui muita compreensão do que é diabetes, ele sabe que precisa tomar a insulina para estar forte e saudável para brincar e crescer.
Eu evito dizer que ele é proibido de comer algo, procuro mostrar que alguns alimentos (doces, biscoitos, pães) não são saudáveis para ninguém e por isso não devem ser consumidos em grande quantidade.
Precisarei de seu apoio para que seja evitada ao máximo a troca de lanches entre os colegas, pois a quantidade de carboidratos (açúcar) do lanchinho dele será reduzida para que a glicemia não suba muito.
Mas, por favor, não o separe ou peça que ele lanche em local separado fisicamente dos colegas, isso o fará se sentir excluído e diferente do grupo.
O Rafael usa um sensor, que fica “colado” nele e nos permite verificar a glicemia sem precisar furar o dedinho dele, basta passar o leitor por cima da roupa mesmo, ele escaneia a glicemia. O nome desse aparelho é FreeStyleLibre, ele é uma excelente ferramenta para ajudar no controle e monitoramento da glicemia.
Uma situação que exige especial atenção são os episódios de hipoglicemia (queda brusca dos níveis de açúcar no sangue), por fazer uso de insulina, é normal que pessoas com diabetes tipo 1 tenham episódios de hipoglicemia.
Caso ele fique muito quieto, com sono, se queixe de tontura ou que está muito cansado, é provável que esteja com hipoglicemia. Nessas situações, peço que meça a glicemia e caso esteja abaixo de 70 dê a ele meio tablete de glicose ou um sachê de mel e aguarde 15 minutos, se a hipoglicemia persistir, dê novamente a glicose ou o mel.
Estou à disposição para esclarecer qualquer dúvida, e sempre que precisar entre em contato comigo. Precisamos estar em sintonia para que tudo flua da melhor maneira possível. Em breve, com a rotina, as coisas ficarão mais fáceis.
Com a graça de Deus e nossa boa vontade tudo dará certo!
Atenciosamente,
Ana Carolina, mãe do Rafael
Meus telefones:
Celular: Trabalho: Casa:
FONTE: https://caroltorelly.wixsite.com/meudocerafael
CÂNCER BILIAR, LÚPUS, LEUCEMIA
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
https://diabetes.org.br/
https://diabetes.org.br/wp-content/uploads/2022/05/Pacote_educativo_1_-Equipe_da_escola.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla