Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Tratamento do Câncer > Para adultos com mais de 65 anos > Como a cirurgia de câncer afeta pessoas com 65 anos ou mais

 

Aprovado pelo Conselho Editorial da Cancer.Net , 02/2022

A maioria das pessoas diagnosticadas com câncer tem 65 anos ou mais. E muitos precisarão de cirurgia, que é uma das formas mais eficazes de tratar certos tipos de câncer. Adultos com câncer de 65 anos ou mais têm necessidades distintas antes, durante e após a cirurgia. Estar ciente dessas necessidades e planejá-las pode melhorar a recuperação, prevenir efeitos colaterais e ajudar a manter a qualidade de vida.

Antes da cirurgia de câncer

O médico que realizará sua operação é chamado de cirurgião ou oncologista cirúrgico. Você se encontrará com eles antes de sua cirurgia para revisar seu registro médico, falar sobre por que esta cirurgia é recomendada para você, discutir seus possíveis riscos e efeitos colaterais e obter instruções para voltar para casa após a cirurgia.

Uma avaliação geriátrica é uma forma de avaliar sua saúde e bem-estar antes da cirurgia. Este é um conjunto de ferramentas que ajuda seus médicos a recomendar o melhor tipo de tratamento contra o câncer para você, incluindo cirurgia. Uma avaliação geriátrica normalmente cobre:

  • Atividades da vida diária

  • função física

  • Risco de quedas

  • Outras condições médicas além do câncer

  • Humor, ansiedade e depressão

  • Atividades sociais e rede de apoio

  • Funcionamento da cognição e da memória

  • Nutrição

Seu oncologista, cirurgião ou outro profissional de saúde pode fornecer uma avaliação geriátrica. Esses resultados devem ser compartilhados com outras pessoas da equipe de saúde.

Os resultados de uma avaliação geriátrica podem ajudar sua equipe de saúde a planejar os cuidados médicos e o suporte necessário antes, durante e após a cirurgia. Por exemplo, as informações obtidas durante a avaliação podem mostrar que você corre um risco maior de certos efeitos colaterais. Também pode ajudar você e sua equipe de saúde a prever quanta ajuda você precisará em casa durante sua recuperação.

Saiba mais sobre a importância das avaliações geriátricas e do tratamento do câncer .

Tipos de cirurgia de câncer

Pessoas com câncer, de qualquer idade, podem ser submetidas a diferentes tipos de cirurgia . A cirurgia pode ser usada para diagnosticar, tratar ou se recuperar do câncer.

Diferentes tipos de cirurgia relacionada ao câncer incluem:

  • Uma biópsia , quando um cirurgião coleta uma amostra de tecido que será examinada para verificar se há câncer

  • Estadiamento , quando um cirurgião remove os gânglios linfáticos e outros tecidos para determinar se o câncer se espalhou

  • Remoção do tumor  para tratar o câncer, também chamada de ressecção cirúrgica

  • Outras abordagens cirúrgicas para remover o câncer, como cirurgia laparoscópica, endoscopia e cirurgia a laser

  • Cirurgia paliativa para reduzir os efeitos colaterais de um tumor, como remover um bloqueio para ajudar na digestão dos alimentos

  • Cirurgia reconstrutiva para construir tecido nas costas

É importante conversar com seu médico sobre todas as suas opções cirúrgicas, incluindo a avaliação dos riscos e efeitos colaterais de cada opção. Por exemplo, estudos mostram que cirurgias minimamente invasivas envolvem menos complicações, menos dor e menor tempo de internação. No passado, a segurança de algumas cirurgias minimamente invasivas para pessoas com 65 anos ou mais era uma preocupação. Novas pesquisas mostraram que cirurgias minimamente invasivas podem ser seguras e eficazes para adultos mais velhos com câncer.

Se a anestesia for necessária durante a cirurgia, um anestesiologista e uma enfermeira anestesista certificada farão parte de sua equipe cirúrgica. A anestesia é um medicamento que evita que você sinta dor. Eles tomam precauções especiais para pacientes mais velhos que podem sentir efeitos mais graves da anestesia ou precisam de mais ajustes na medicação.

Como a cirurgia pode afetar pessoas com 65 anos ou mais

Existem maneiras específicas pelas quais as cirurgias podem afetar os adultos mais velhos. Antes da cirurgia, você e seu médico devem pensar no seguinte:

Função cardíaca. Se você tiver problemas cardíacos , converse com sua equipe cirúrgica sobre isso detalhadamente. A perda de sangue durante a cirurgia, alterações nos fluidos, alterações na pressão arterial e os efeitos da anestesia e de outros medicamentos administrados durante a cirurgia podem afetar o coração. Isso pode causar problemas cardíacos durante a cirurgia, imediatamente após a cirurgia ou nas semanas e meses após a cirurgia.

É importante que sua equipe cirúrgica saiba sobre quaisquer problemas cardíacos, de modo que seja um fator ao planejar seus cuidados. Eles poderão acompanhá-lo de perto quanto a problemas cardíacos durante e após a cirurgia.

Função renal. A cirurgia pode envolver muitos medicamentos. Você também pode obter muitos líquidos para manter seu corpo funcionando. Seus rins precisam processar essa grande quantidade de drogas e fluidos durante e após a cirurgia. Se os seus rins não funcionarem bem, isso pode causar problemas.

Função do fígado. Conforme você envelhece, menos sangue flui para o fígado para ajudá-lo a funcionar. Seu fígado decompõe drogas. Se não funcionar tão bem quanto deveria, é mais provável que você tenha uma reação aos medicamentos necessários para a cirurgia.

Função pulmonar. Conforme você envelhece, seus pulmões não retêm tanto ar. E eles podem não funcionar tão bem para mover o ar para dentro e para fora do seu corpo. Se você tem uma condição pulmonar, como enfisema ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), a recuperação da anestesia pode ser mais difícil para você. Isso inclui medicamentos que você recebe antes e durante a cirurgia. Problemas pulmonares aumentam o risco de contrair pneumonia após a cirurgia, o que pode ser muito sério.

Recuperação de cirurgia para adultos com 65 anos ou mais

É importante planejar com antecedência os cuidados pós-operatórios. Ter um plano detalhado torna mais provável uma recuperação bem-sucedida. E pode fornecer a você e a seus entes queridos segurança e uma sensação de controle durante um período estressante.

Os adultos mais velhos geralmente precisam de cuidados adicionais e tempo de recuperação após a cirurgia. Converse com sua equipe de saúde sobre o nível esperado de atendimento que você precisará e por quanto tempo. Você pode precisar de cuidados especializados durante sua recuperação, com base em sua saúde antes da cirurgia, extensão da cirurgia e outros fatores. Pergunte se você pode precisar de:

Além disso, pergunte quanto tempo espera-se que sua internação após a cirurgia seja e quais exames médicos serão necessários antes de você receber alta. Às vezes, as pessoas vão para outro centro médico, como um centro de reabilitação médica ou enfermaria, após a cirurgia de câncer para ajudar na recuperação.

Recuperando-se da cirurgia em casa

É útil pensar com antecedência quando você voltará para casa e garantir que terá a ajuda de que precisa.

Peça a um familiar ou amigo para ficar ao seu lado após a cirurgia e lhe dê uma carona para casa. Se você mora sozinho, pode ser necessário pedir a um amigo ou familiar para ficar com você enquanto se recupera , chamado de cuidador. Você também pode contratar serviços de atendimento domiciliar que podem ajudar na sua recuperação.

Sua equipe de saúde fornecerá instruções e recursos para cuidar de si mesmo assim que chegar em casa. Estes são frequentemente chamados de papéis de quitação. Certifique-se de seguir estas instruções, que podem incluir:

  • Lista completa de todos os medicamentos e dosagens, juntamente com os efeitos colaterais dos medicamentos

  • Instruções sobre como cuidar de feridas, trocar curativos e observar possíveis efeitos colaterais

  • Orientação sobre alimentação, bebida e atividade física durante a recuperação

  • Futuras consultas para acompanhamento

  • Quando você deve chamar uma enfermeira ou médico e como contatá-los

Se algo não estiver claro para você e seu cuidador, faça perguntas para que você se sinta confortável em seguir as instruções fornecidas pela equipe de saúde. Este também é um bom momento para perguntar qualquer outra preocupação que você possa ter sobre sua recuperação após a cirurgia.

Preocupações comuns após a cirurgia para adultos mais velhos

Existem problemas ou efeitos colaterais da cirurgia que são mais comuns em adultos mais velhos. Esses incluem:

Problemas cognitivos. Pessoas com 65 anos ou mais têm maior probabilidade de apresentar confusão mental ou delírio após a cirurgia, que é uma mudança repentina na capacidade de pensar com clareza e prestar atenção. É evitável e tratável. Certifique-se de que seus cuidadores estejam cientes dos sinais de atenção e problemas de pensamento .

Dor. O controle da dor após a cirurgia é uma parte muito importante da sua recuperação. Existem vários medicamentos usados ​​para controlar a dor , incluindo os opioides. Pessoas com 65 anos ou mais podem ser mais sensíveis aos opioides. Antes da cirurgia, discuta o uso de opioides com sua equipe de saúde para elaborar o melhor plano de controle da dor para você.

Nausea e vomito. Náuseas e vômitos são os efeitos colaterais mais comuns após a cirurgia. Informe o seu médico se tiver um histórico dessas complicações pós-cirurgia ou sentir enjôo.

Nutrição e hidratação após a cirurgia. É importante que você receba nutrição e hidratação suficientes quando estiver se recuperando da cirurgia. A desnutrição, que é não ter uma nutrição adequada, é um problema comum em idosos após a cirurgia, devido a alterações no apetite e outros desafios. A desidratação, quando seu corpo não recebe água ou outros líquidos suficientes, também é comum.

Durante sua internação e durante a recuperação em casa, peça aos enfermeiros ou cuidadores para ajudar a monitorar sua ingestão de alimentos e água. Identificar e tratar esses problemas precocemente pode acelerar sua recuperação e prevenir complicações. Também pode ser útil conversar com um especialista em alimentação e nutrição, chamado nutricionista registrado em oncologia , como parte de seu plano de recuperação.

Perguntas a fazer à equipa de cuidados de saúde

  • Como será minha cirurgia?

  • Quanto tempo levará a operação?

  • Quem vai realizar esta cirurgia?

  • Que tipo de anestesia vou receber?

  • Como meu histórico de saúde afeta o planejamento da minha cirurgia?

  • Quais são as possíveis complicações desta cirurgia e/ou anestesia?

  • Vou precisar passar a noite ou mais tempo no hospital?

  • Vou precisar de alguém para me levar para casa após esta cirurgia?

  • Quais efeitos colaterais devo observar após a cirurgia?

  • Quem devo contatar sobre qualquer efeito colateral que eu sentir? Em quanto tempo?

  • Existem efeitos colaterais sobre os quais devo falar imediatamente?

  • Como será minha recuperação?

  • Vou precisar de alguém para ficar comigo enquanto me recupero em casa? Por quanto tempo?

  • Vou precisar de cuidados médicos especializados após esta cirurgia? Por quanto tempo?

  • Estou em maior risco de quedas durante a minha recuperação da cirurgia? Como posso reduzir esse risco?

  • Existem coisas que posso fazer em casa para ajudar na minha recuperação, como nutrição, hidratação, descanso e atividade física?

  • Se estou muito preocupado ou ansioso para fazer esta cirurgia, quem pode me ajudar?

  • Quando será minha primeira consulta de acompanhamento após a cirurgia?

 

 

 

 

 

 

 

   



CÂNCER BILIAR,
LÚPUS, LEUCEMIA

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs.

Carla

https://www-cancer-net.translate.goog/navigating-cancer-care/adults-65/cancer-and-aging?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla