Histórico sobre o Dia Mundial do Câncer e o contexto global do Câncer
Sobre o Dia Mundial do Câncer
Criado em 2000, o Dia Mundial do Câncer é realizado no dia 4 de fevereiro, e é a iniciativa global unificadora conduzida pela União Internacional para Controle do Câncer (UICC). Ao aumentar a conscientização mundial, melhorar a educação e catalisar a ação pessoal, coletiva e governamental, os apoiadores do Dia Mundial do Câncer estão trabalhando em conjunto para reimaginar um mundo em que milhões de mortes por câncer sejam prevenidas e o acesso ao tratamento e aos cuidados do câncer que salvam vidas seja igual para todos
Todos os anos, acontecem centenas de atividades e eventos no mundo todo, reunindo comunidades, organizações e indivíduos em escolas, empresas, hospitais, estabelecimento comerciais, parques, centros comunitários, locais religiosos, nas ruas e na internet para conscientizar e inspirar ações.
Slogan de 2021: Eu sou e eu vou Neste terceiro e último ano, o slogan do Dia Mundial do Câncer, "Eu sou e eu vou", trata de cada pessoa e seu compromisso pessoal de diminuir o impacto do câncer. Acreditamos que, por meio das nossas ações positivas, podemos juntos alcançar o objetivo de diminuir em um terço o número de mortes prematuras por câncer e doenças não transmissíveis até 2030.Para mais informações, acesse: www.worldcancerday.org/pt-br/sobre-nos
O que é o câncer?O câncer é uma doença que ocorre quando alterações em um grupo de células normais em um corpo levam ao crescimento desordenado e anormal, formando um nódulo chamado tumor. Isso se aplica a todos os cânceres, exceto na leucemia (câncer do sangue). Se não forem tratados, os tumores podem crescer e se espalhar pelo tecido normal à sua volta ou por outras partes do corpo através do fluxo sanguíneo e pelo sistema linfático, podendo afetar o sistema digestivo, nervoso e circulatório,ou liberar hormônios que podem afetar a função de organismos.
Para mais informações, acesse: www.worldcancerday.org/pt-br/o-que-e-o-cancer
Fatos sobre o câncer no mundo
•O câncer é a segunda maior causade morte em todo o mundo
.•A Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer(IARC)estima que um em cada cinco homens,e uma em cada seis mulheres no mundo todo desenvolverá câncer ao longo da vida, e que um em oito homens,e uma em onze mulheres morrerá da doença. Isso equivale à estimativa de 19,3 milhões de novos casos e 10 milhões de mortes por câncer em 2020.
•Até 2040, a estimativa é que o número de novos casos de câncer no mundo todo aumente para 30 milhões.
•Aproximadamente 70% das mortes por câncer ocorrem em países de baixa e média renda(LMICs) Esses países estão menos posicionados para oferecer os serviços necessários para pessoas com câncer ou administrar as consequências socioeconômicas desse ônus.
•Pelo menos um terço dos cânceres comuns podem ser prevenidos. As mutações genéticas desempenham um papel em 5 a 10% dos cânceres. 27% dos cânceres estão relacionados ao tabagismo e consumo de álcool: aproximadamente 22% estão relacionados ao tabagismo e 5% ao consumo de álcool.
•Até 3,7 milhões de vidas podem ser salvas a cada ano por meio da implementação de estratégias adequadas para prevenção, detecção precoce e tratamento.
•O custo econômico total do câncer é estimado em aproximadamente US$ 1,16 trilhão. Isso se traduz em perda de produtividade e de renda familiar, redução da qualidade de vida, invalidez e, em última análise, morte prematura.
O câncer e a COVID-19
As organizações de combate ao câncer do mundo todo estão enfrentando quedas acentuadas no financiamento e em recursos operacionais.
•Uma pesquisa realizada pela UICC com quase 100 das suas organizações-membro em 55 países revelou que aproximadamente três quartos delas observaram reduções na receita entre 25% e 100%. Uma análise da pesquisa está disponível na The Lancet Oncology.
•Os pacientes com câncer têm o sistema imunológico suprimido e, por receios (deles e de seus familiares) relacionados ao COVID-19, podem cancelar ou postergar as visitas hospitalares. Um receio semelhante de contágio pode significar que as pessoas não procuram consultas médicas presenciais, postergando o início do tratamento. As restrições de deslocamento e orientações de distanciamento social também representam barreiras para a busca de atendimento.
•Muitas vezes, os recursos (medicamentos, equipamentos de proteção, equipe hospitalar) têm sido direcionados para a resposta ao coronavírus.
•A menor prevenção, atrasos no tratamento e suspensão de programas de detecção precoce e diagnósticos podem levar a um maior número de mortes por câncer nos próximos meses e anos.•Para ver histórias sobre desafios e respostas regionais específicos, além de como os cuidados do câncer estão se adaptando e indo além da COVID-19, acesse o site oficial do Dia Mundial do Câncer (https://www.worldcancerday.org/cancer-care-and-covid)
https://www.worldcancerday.org/pt-br/imprensa-e-midia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla