Powered By Blogger

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Câncer de Pulmão > Câncer de Pulmão de Pequenas Células > Tratamentos >Procedimentos Paliativos para

 Equipe Oncoguia

  • - Data de cadastro: 29/12/2016 - Data de atualização: 20/04/2020



Os cuidados paliativos visam aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Pacientes com câncer de pulmão muitas vezes se beneficiam de alguns procedimentos para ajudar com problemas provocados ​​pela doença. Por exemplo, os pacientes com câncer de pulmão avançado podem apresentar falta de ar, o que pode ser provocado por uma série de fatores, como derrame pleural ou obstrução de uma via aérea por um tumor. Embora a quimioterapia ou outros medicamentos possam ajudar, outros procedimentos podem ser necessários.

  • Tratamento para desobstrução das vias aéreas. Se o câncer está crescendo em uma via aérea, pode obstruir a mesma e provocar complicações, como falta de ar ou pneumonia. O tratamento pode aliviar o bloqueio das vias aéreas.
     
  • Terapia fotodinâmica. Essa técnica é usada para ajudar a abrir as vias aéreas obstruídas por tumores, permitindo que o paciente possa respirar melhor. Nessa técnica, um medicamento ativado pela luz, é injetada na veia do paciente, como o objetivo que as células cancerígenas o captem. Após alguns dias, o fármaco se acumula nas células cancerígenas, um broncoscópio é introduzido até o local, sob anestesia local ou geral. Uma luz laser especial colocada na extremidade do broncoscópio é dirigida ao tumor, ativando a droga que destrói as células cancerígenas. Essas células mortas são removidas durante a broncoscopia. A terapia fotodinâmica pode causar inflamação na via aérea por alguns dias, provocando falta de ar, tosse com expectoração de muco espesso ou sangue.
     
  • Laserterapia. Os lasers podem ser usados para ajudar a abrir as vias aéreas obstruídas por tumores maiores, ajudando o paciente a respirar melhor.. O laser é colocado na extremidade de um broncoscópio, que é introduzido através da garganta e traqueia até um local próximo ao tumor. Quando posicionado, o médico aponta o laser na direção do tumor destruindo-o. Esse tratamento é realizado com o paciente anestesiado.
     
  • Colocação do stent. Tumores de pulmão que se originaram e cresceram dentro de uma via aérea podem, às vezes, provocar dificuldades respiratórias ou outros problemas. Para ajudar a manter a abertura das vias aéreas pode ser colocado um stent na via aérea para mantê-la aberta. Isso geralmente é feito após outros tratamentos, como terapia fotodinâmica ou laserterapia.
     
  • Tratamento do derrame pleural. Às vezes o líquido pleural pode acumular-se na cavidade pleural, entre o tórax e os pulmões. Isso é chamado derrame pleural. Podendo comprimir os pulmões e provocar problemas respiratórios.
     
  • Toracocentese. Esse procedimento é realizado em casos de derrame pleural. Se utiliza uma agulha estéril para retirar uma amostra do líquido pleural para estudo no laboratório de patologia. Isso geralmente é feito usando ultrassom para guiar a agulha até alcançar o local do derrame.
     
  • Pleurodese. É um procedimento para remover o líquido pleural e impedir que se forme novamente. Os 2 tipos principais são a pleurodese química e pleurodese cirúrgica.
  1. Pleurodese química. Nesse procedimento é realizado um pequeno corte na pele da parede torácica, para inserção de um dreno que permitirá a retirada do líquido pleural. Após este procedimento talco ou um medicamento (doxiciclina ou um quimioterápico, como a bleomicina) é inserido na cavidade torácica, para evitar a formação de líquido novamente dentro da cavidade pleural. Esse dreno é geralmente deixado no local por alguns dias para drenar qualquer líquido que possa se acumular.
  2. Pleurodese cirúrgica. O talco é inserido no espaço ao redor dos pulmões durante uma cirurgia. Isso é feito durante uma toracoscopia através de uma pequena incisão.
  • Colocação de cateter. Essa é outra maneira para controlar o acúmulo de líquido. Uma extremidade do cateter é colocada na caixa torácica através de uma pequena incisão na pele, e a outra extremidade é deixada fora do corpo. Uma vez no lugar, o cateter pode ser ligado a um frasco especial a vácuo ou outro dispositivo para permitir que o fluido seja drenado. 
     
  • Tratamento do derrame pericárdico. O câncer de pulmão pode, às vezes, se disseminar para a área ao redor do coração. Isso pode levar ao acúmulo de líquido no pericárdio o que se denomina derrame pericárdico. O líquido pode pressionar o coração, afetando seu funcionamento.
     
  • Pericardiocentese. Nesse procedimento, o líquido é drenado com uma agulha colocada no pericárdio. Isso geralmente é feito usando um ecocardiograma para guiar a agulha.
     
  • Janela pericárdica. Esse procedimento pode ser realizado para evitar a formação do líquido pericárdico. Durante a cirurgia, o pericárdio é removido permitindo que o líquido seja drenado.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/10/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.






obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla 

http://www.oncoguia.org.br/



#câncer # Câncer Próstata #mês de conscientizaçao Câncer Próstata  #conscientização #oncoguia # American Cancer Society #DIABETES# CÂNCER DE PULMÃO#DIA NACIONAL DO CÂNCER #CÂNCER INFANTIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla